INSIGHTS 2018 traz a Lisboa o melhor se faz no mundo em Data Science e Inteligência Artificial

Publicado a: 24 Julho, 2018

Categoria: Notícias

Visualizações: 151

Tags: , , ,

A primeira Conferência internacional da DSPA-Data Science Portuguese Association – Conferência Internacional INSIGHTS 2018 –  vai debater o futuro dos dados e da inteligência artificial e a forma como estão a mudar a economia e a sociedade, num evento que terá a participação de empresas e experts nacionais e internacionais.

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar, nos dias 6 e 7 de setembro, a conferência internacional INSIGHTS 2018. O objetivo é abordar a tecnologia mais inovadora e disruptiva em termos de Data Science e Inteligência Artificial (IA), partilhando exemplos práticos de utilização no mundo real e debater os principais desafios, oportunidades e preocupações dos diversos stakeholders do setor nestes domínios.

O INSIGHTS 2018, que decorrerá na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e que servirá também como apresentação ao mercado nacional e internacional da DPSA enquanto plataforma para um movimento concertado no domínio do data science, terá diversas sessões temáticas: casos empresariais de sucesso com recurso a disciplinas do data science, palestras técnicas, o debate sobre o futuro da IA, o foco nas startups, scaleups e unicórnios em domínios do data science, o debate sobre a importância do data science na transformação e organização das cidades e, ainda, o debate sobre a questão premente ‘Serão os Data Scientists os futuros CEOs?’.

No leque dos oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth, que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e ação em domínios da inteligência artificial, e o Prof. Soares de Andrade Jr., professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, investigador nas áreas de Sistemas Complexos, Física Estatística e Computacional, Teoria da Percolação, Fractais, entre várias outras. Diversos outros oradores, proeminentes personalidades nacionais e internacionais, irão sendo apresentados pela DSPA ao longo das próximas semanas.

O evento destina-se a todos os interessados em Data Science, desde estudantes de áreas de ensino que se ‘cruzem’ com Data Science (matemática, estatística, física, engenharia, mas também gestão, administração, finanças, entre outras), até profissionais do setor, entidades públicas, empresas prestadoras de serviços e soluções, e empresas de diversos setores de atividade com áreas de negócio em Analytics, IA e machine learning.

De acordo com Fernando Matos, Presidente da Direção da DSPA, «O Data Science assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia. Não sendo uma área propriamente nova em termos conceptuais, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem dado origem não apenas à criação de um maior volume de dados a todos os níveis e em todas as áreas, mas também ao aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados. É o valor do do cruzamento de ambos que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância do Data Science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa 1ª Conferência Internacional, que terá uma periodicidade anual”.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *