8 previsões sobre como a tecnologia terá impacto nas nossas vidas no próximo ano

Publicado a: 28 Dezembro, 2020

Categoria: Notícias

Visualizações: 88

Tags: , ,

1. A nuvem estará em todo o lado

Os dias de centralização das capacidades da nuvem nos centros de dados estão a desvanecer-se rapidamente. Atualmente, as aplicações baseadas na nuvem podem ajudar a aumentar o desempenho de navios, aeronaves, automóveis e habitações.

O acesso à computação e armazenamento da nuvem está também a chegar mais longe – desde as comunidades rurais e as regiões selvagens até à órbita próxima da Terra. A nuvem está acessível em quase todo o lado – e não é apenas o alcance que importa, é a velocidade das conexões.

Isto é importante porque as tarefas onde os resultados são mais prementes podem agora acontecer. Por exemplo, carros sem condutor tornam-se reais, é possível ter conversas mais naturais com serviços como o Alexa, e fábricas, casas, e escritórios tornam-se cada vez mais eficientes e resilientes.

2. A Internet do Machine Learning

Geramos mais dados numa hora do que os que foram criados em todo o ano de 2000 – e nos próximos três anos serão criados mais dados do que os que foram criados nos últimos 30 anos. Em 2020, quer se seja ou não um data scientist, tivemos um vislumbre desta curva crescente de dados à medida que investigadores científicos, empresas farmacêuticas, governos e instituições de cuidados de saúde voltaram todos os recursos para o desenvolvimento de vacinas, novos tratamentos, e outros meios para ajudar a população mundial a manter-se saudável durante a pandemia.

Em 2021, assistiremos à adoção acelerada de modelos ML em todas as indústrias e governos. No fabrico, o ML será incorporado em linhas de produção, capazes de detetar anomalias de produção em tempo real. Na agricultura, os modelos ML ajudarão os agricultores a gerir de forma inteligente recursos preciosos, como o solo e a água. Para partes do mundo onde os pequenos agricultores são a maioria – como por exemplo em todo o Sudeste Asiático e África – empurrar os modelos ML para novas aplicações e recolher dados mais próximos do limite será revolucionário para ajudar a aumentar os rendimentos das culturas e encontrar o melhor preço para o seu esforço.

3. Em 2021, imagens, vídeo, e áudio vão falar mais alto que palavras

Nos próximos meses e anos, prevejo que os teclados vão continuar a ser gradualmente eliminados. À medida que fomos entrando todos em confinamento, aumentámos as comunicações via áudio, vídeo e imagens. Como resultado, a quantidade de texto que consumimos nos nossos ecrãs está a ser reduzida à medida que fazemos mais uso de multimédia para comunicar.

As empresas que querem permanecer relevantes para os seus clientes precisam de estar bem conscientes destas mudanças de hábitos – mais do que esperar que os clientes interajam com os seus produtos e serviços através de um teclado, rato, ou outras formas mecânicas. Quando se trata de construir relações e fazer transações com uma marca, os clientes querem fazer o que lhes parece natural. Assim, as empresas devem explorar este movimento em direção a interfaces de utilizador como a voz, e outras formas de áudio e vídeo.

4. A tecnologia transformará tanto os mundos físicos como os digitais

Em 2020, fomos apresentados ao distanciamento social. Com a ajuda de análises avançadas de dados, vamos começar a descobrir como desenhar as nossas cidades com base no distanciamento social, mas sem a sensação de estarmos separados. O nosso planeamento irá ter em linha de conta fatores como tornar as nossas comunidades mais saudáveis e seguras, em vez de meramente mais densas e mais eficientes. É a verdadeira convergência do digital e do físico.

5. Aprendizagem de forma remota ganha lugar na educação

Ferramentas como Brainly explodiram à medida que os pais apoiam a aprendizagem dos seus filhos nesta nova realidade da educação à distância. Em 2021, vamos provar que a aprendizagem à distância pode funcionar – e pode até ser uma melhor opção para alguns – e até mesmo ter um papel positivo e mais persistente na educação. Não precisamos de uma crise de saúde global para que as aulas online façam sentido. Ter opções de ensino à distância (e de trabalho) amplamente disponíveis em qualquer altura significa que as crianças podem ficar em casa quando estão doentes sem ficarem para trás. Ou até mesmo se não existir nenhuma escola para onde ir? Com uma boa ligação à Internet, há a possibilidade de algum tipo de educação.

6. Pequenos negócios vão entrar na nuvem e o Sudeste Asiático e a África subsaariana liderarão o caminho

Numa mudança massiva, as pequenas empresas vão começar a fazer uso da tecnologia avançada das nuvens para chegar aos seus clientes. Vamos ver uma explosão de tecnologias e fornecedores de serviços de alto nível que servem estas pequenas empresas. Por sua vez, isto ajudará as pequenas empresas a fazer tudo – desde a criação de um chatbot para ajudar a responder a perguntas frequentes, até à implementação e funcionamento em minutos de um sistema de gestão da relação com o cliente.

As pequenas empresas obtêm os benefícios de arquiteturas e aplicações sofisticadas sem terem de investir o tempo e as despesas da sua própria construção.

7. Computação quântica começa a florescer

Temos visto repetidamente: se conseguirmos democratizar a tecnologia mais avançada e complexa e torná-la acessível, disponível e compreensível para o maior número de pessoas possível, grandes coisas acontecem. No re:Invent 2019 anunciámos o Amazon Braket, um serviço de computação quântica que ajuda os investigadores e developers a começar a utilizar a tecnologia para acelerar a investigação. Em 2020 vamos torná-lo disponível a todos.

8. A fronteira final…

Em 2019, lançámos o serviço AWS Ground Station que permite controlar as comunicações via satélite, processar dados e escalar operações sem termos de nos preocupar com a construção ou gestão de uma infraestrutura de estação terrestre. Já estamos a ver a capacidade de aceder e processar dados de satélite, ajudando os investigadores a monitorizar a recessão glacial, as agências marítimas a proteger reservas marinhas vulneráveis, e agrónomos a prever um melhor o fornecimento de alimentos. As startups procuram estabelecer uma nova série de redes rápidas e seguras no espaço exterior. Ao tornar o acesso ao espaço acessível a todos os developers, estou ansioso por ver as inovações que regressam à Terra e nos ajudam a crescer e prosperar.

Previsões de Werner Vogels

https://www.aboutamazon.com/news/aws/8-predictions-on-how-technology-will-impact-our-lives-in-the-coming-year

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *