As potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação

Publicado a: 21 Agosto, 2015

Categoria: Gestão

Visualizações: 1472

Tags: , ,

Nos dias que correm, as TIC têm a clara mais-valia de simplificar e otimizar todos os recursos das empresas. As organizações estão, cada vez mais, a adotar Sistemas de Informação à sua medida, ou seja, sistemas que se adaptam às suas necessidades, já considerados Sistemas Estratégicos de Informação (SEI).

Onde e como estas tecnologias podem ser adaptadas?

A resposta não podia ser mais ampla: nas tarefas mais rotineiras e nos processos mais demorados. O mercado atual é cada vez mais exigente. Todos os sectores, sem excepção, procuram respostas face aos seus problemas. Como costumo dizer: “É essencial ajustar as soluções aos problemas em tempo útil com a maior flexibilidade!”.

Nas nossas atividades do dia-a-dia, é crucial fazer um bom planeamento das compras, assegurar uma eficiente rotação de stocks, ter uma boa rota e organização logística, servindo bem os clientes em termos de rapidez de entrega e de tratamento de incidências, funcionando sempre com baixos custos relativos, evitando sobras e monos, e sendo muito eficaz nas tarefas de cobranças, para uma boa gestão de Tesouraria.

As TIC existem mesmo com este intuito, o de otimizar as performances de todas as questões que venham propostas por parte dos clientes, tendo sempre no horizonte a capacidade de melhorar todos os defeitos e ajudar os clientes a crescer e a ser mais lucrativos.

TIC permitem internacionalização mais rápida

A cada ano que passa, as organizações têm as suas orientações estratégicas, onde procuram a prosperidade para um novo ano de sucesso, mas devem estar sempre atentas e verificar se as tecnologias de que dispõem estarão devidamente preparadas para os problemas e desafios que eventualmente possam surgir.

O surgimento da Internet veio também revolucionar a forma como as organizações comunicam com os seus clientes, fornecedores e outras entidades, permitindo às empresas terem o seu próprio website corporativo, onde podem apresentar os seus serviços, produtos e suporte.

Os canais de Marketing e as Redes Sociais também contribuíram para o sucesso das organizações, apresentando os serviços até as partes mais ínfimas da Internet: eu diria mesmo que estamos já num tempo de Marketing de Guerrilha Digital.

Assistimos, cada vez mais, à internacionalização de empresas com poucos anos de existência no mercado. As tecnologias sempre tiveram na origem de todos esses processos de internacionalização, pois constituem um meio de Comunicação privilegiado, dando cada vez mais a sensação de proximidade.

Para concluir, não há motivos para não investir nas TIC, simplesmente invistam, façam-no!

Nuno Moreira
Operator na WireCo WorldGroup
LinkedIn | Nuno MoreiraBiografia Completa
Leia mais artigos deste autor.

 

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *