BRy Tecnologia regista disparo por busca de assinaturas e certificados digitais em 2022

Publicado a: 8 Junho, 2022

Categoria: Notícias, Tecnologia

Visualizações: 52

Tags: ,

BRy Tecnologia,  empresa que desenvolve soluções para identificação e assinatura digital, regista crescimento recorde de 335% na busca por serviços em 2022.

A busca por soluções digitais que tornem a operação mais ágil e segura segue sendo uma prioridade das empresas e instituições de saúde em 2022. Um exemplo disso é a gestão de contratos e documentos, que migrou do papel para a tela do computador ou celular. Com mais de 20 mil clientes em todo país, a BRy Tecnologia, empresa que desenvolve soluções para identificação e assinatura digital, registrou um número recorde de uso nos serviços que permitem assinar e armazenar documentos digitalmente. No primeiro trimestre de 2022 foram mais de 6,2 milhões de serviços utilizados, em comparação com o 1,4 milhão do mesmo período em 2021. Considerando os dados de janeiro a maio, a BRy já superou todo o volume registrado no ano passado: são 8,9 milhões neste ano comparados com os 6,8 registrados em 2021.

A assinatura digital foi o serviço que mais cresceu. Nas assinaturas eletrônicas simples, que não usam certificado digital, o aumento foi de 83%. As assinaturas avançadas e qualificadas, que utilizam certificado digital como forma de garantir a segurança e a validade jurídica dos documentos, o crescimento foi de 28%. O aumento na procura pelo serviço aconteceu em diversos segmentos desde o início da pandemia. “No setor de saúde, por exemplo, nós registramos um crescimento de 28% desde abril de 2020. Parte dessas assinaturas ocorreu após a medida provisória que permitiu a prática da Telemedicina e assinatura de atestados, receitas e prontuários médicos eletrônicos”, explica Gabriela De Rolt, CMO da BRy Tecnologia. Com a regulamentação da Telemedicina, aprovada no início de maio de 2022, a busca por serviços de assinatura deve aumentar significativamente. Mas além da área da saúde, Gabriela destaca que a assinatura digital é bastante versátil e se adapta a diferentes tipos de negócios, permitindo que contratos e qualquer tipo de documentos sejam firmados a distância.

Além do crescimento na procura por assinatura digital, a BRy também identificou o aumento da preocupação com a segurança jurídica dos documentos assinados. No primeiro trimestre deste ano foram emitidos mais de 50 milhões de carimbos do tempo, tecnologia que permite atestar o horário exato em que um documento foi assinado. O aumento, comparado com o mesmo período de 2021, foi de 37%, com volume histórico em março: mais de 20 milhões. O carimbo do tempo registra data e hora em que um documento foi gerado a partir de uma fonte de tempo segura, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) ou o Observatório Nacional (ON), garantindo tempestividade e segurança jurídica da operação.

O CTO da BRy, Cristian Thiago Moecke, acredita que o crescimento na busca pelo serviço se deve justamente pelos benefícios que oferece. “O Carimbo do Tempo utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário, além de também garantir a integridade dos demais dados da transação . Por isso, é uma ferramenta essencial de segurança para garantir a validade da transação”, afirma.

A tecnologia do carimbo do tempo também é utilizada no Correio Seguro, outro serviço que cresceu em 2022. A busca praticamente dobrou, saindo de 282,2 mil em 2021 para 481 mil neste ano. Essa ferramenta permite garantir a autenticidade de e-mails. Basicamente, ao enviar uma mensagem, o tráfego entre os servidores de quem enviou e quem recebeu é capturado. Todas as informações que identificam unicamente o e-mail, seu conteúdo e os servidores que fazem parte da transação recebem um carimbo do tempo, que é válido porque não permite alterar a informação da hora exata em que a ação aconteceu.

“O Correio Seguro, assim como todos os serviços oferecidos pela BRy, tem foco em garantir a segurança e a validade de documentos digitais. A alta procura por esse tipo de serviço mostra que as empresas estão avançando na jornada da transformação paperless, pois além de tornar os processos digitais, estão tendo a maturidade necessária para pensar na segurança desses processos”, finaliza Cristian.

Conheça todas as notícias do Falando TI

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.