Como conceitos de tecnologia podem ajudar empreendedores a transformarem seus negócios

Publicado a: 28 Setembro, 2021

Categoria: Soluções Informáticas

Visualizações: 45

Tags: , , , ,

Boas práticas de TI podem ser utilizadas como pilares para o sucesso empresarial em diferentes segmentos

A área da Tecnologia da Informação (TI) possui conceitos e pilares valiosos para o sucesso das empresas, já que as boas práticas e abordagens características do segmento estão alinhadas com o objetivo de melhorias contínuas. De fato, as visões e metodologias de TI podem ajudar negócios de outros nichos, com soluções que vão além do universo tech, mas muitos desses conceitos podem passar despercebidos para empresários que são de outras áreas de atuação, por exemplo.

Para ajudar a disseminar essas estratégias, a Acelerar — aceleradora da Área Central, empresa especializada em centrais de negócios, reuniu uma lista com dicas do mentor Jeferson Rosa que contemplam esses pilares “Muitos grupos empresariais que buscam otimizar resultados, seja via mentoria ou compra conjunta, por exemplo, estão em processo de melhorias na gestão de suas empresas.  Cada uma delas pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas”, explica Jeferson. 

Gerenciamento de Experiência do Consumidor 

Saber quais são as necessidades do consumidor é imprescindível para qualquer setor — colocá-lo no centro é um ponto primordial para o sucesso das empresas. Independente da relação, seja ela de B2B (de empresa para empresa) ou B2C (de empresa para cliente), entender quais são as necessidades do consumidor ajuda a garantir uma experiência melhor, fidelizando seu público e elevando os resultados comerciais. Por isso, estratégias como essa, que consiste em surpreender as expectativas dos clientes, trazem forte impacto para o seu negócio. Esse processo pode ocorrer de várias formas, especialmente através de análise de engajamento e feedbacks.

Retorno do Investimento (ROI)

Para entender melhor a eficácia de um investimento, o empreendedor pode utilizar o Retorno de Investimento (ROI, na sigla em inglês). Além disso, com essa medida de desempenho, também é possível comparar a performance de diversos investimentos. É uma forma de esclarecer se eles estão realmente valendo a pena. O cálculo é feito pela subtração do custo de investimento do valor obtido, dividindo esse resultado pelo valor investido. O resultado final é em porcentagem ou proporção. 

Gerenciamento de Processos de Negócios 

Essa estratégia consiste em operações para que o gestor possa descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar, otimizar e automatizar processos. Para colocá-la em prática, é necessário realizar um mapeamento dos atuais métodos do negócio, enxergando de forma clara o funcionamento da distribuição de atividades. Esse tipo de gerenciamento pode ser bastante útil para melhorar a comunicação dentro da empresa, além de melhorar processos financeiros, por exemplo. 

OKRs

Objetivos e resultados-chave (OKRs, na sigla em inglês), são dois conceitos complementares. Os objetivos são as metas que o gestor quer alcançar. Já os resultados-chave monitoram como se chega ao objetivo. Ao defini-los, é muito importante estipular metas claras e objetivas, para que a mensuração ocorra de forma eficaz. O ideal é que as redefinições ocorram em curto prazo, ou seja, a cada trimestre ou semestre. Em um contexto geral, o acompanhamento dos OKRs impacta diretamente no engajamento de equipes, sendo uma forma valiosa de incentivar a união de um time.

Por Dialleto

Aceder a mais artigos e notícias

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *