Create IT cresce 20% e expande negócio internacional superando os 4M€

Tecnológica nacional tem atualmente 73 colaboradores e a expectativa é que continue a contratar ativamente no sentido de suportar o crescimento do negócio, que tem estado entre os 20% e os 30% nos últimos anos. Receita além-fronteiras já representa 20% do volume de negócios total, atingindo 90% no produto SaaS CloudCockpit.

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos ao negócio, fechou o ano 2022 com um volume de negócios superior a 4 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 20% face ao ano anterior.

Este resultado deveu-se essencialmente ao crescimento verificado quer nos serviços quer nos produtos SaaS CloudCockpit (plataforma de gestão para Cloud Solution Providers Microsoft) e DiggSpace (plataforma de digital workplace pronta a usar).

Na área de serviços de consultoria, a Create IT conseguiu reforçar e aprofundar a relação com grandes empresas nacionais, tendo atualmente equipas a alavancar a transformação digital de plataformas críticas como o Continente Online, a Wells Online ou a Worten Online. Por outro lado, cresceu também de forma muito relevante no negócio de consultoria especializada a nível internacional, iniciando uma forte relação com a AXA. Este envolvimento com clientes de dimensão acontece hoje em diversas áreas tecnológicas de Cloud, nomeadamente Microsoft, AWS, Salesforce, OutSystems e Google.

“A percentagem de negócio internacional é diferente em função da área, sendo que aquela em que é superior tem por base o CloudCockpit, atingindo um valor próximo dos 90%. Já em termos gerais, o valor ronda os 20%”, destaca Nuno Guerra, CEO da Create IT.

Ao longo do último ano, o CloudCockpit robusteceu o posicionamento em mercados Cloud Microsoft importantes, como o inglês e o francês, com um crescimento de cerca de 40% em termos de receita. O produto já serve clientes finais em mais de 30 geografias no mundo.

Quanto ao DiggSpace, conquistou novos clientes como o CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e a VICTORIA Seguros. A meta agora é a sua expansão para fora de Portugal, tendo já sido iniciado o processo de entrada em novos mercados, com foco no norte da Europa, capitalizando a experiência em setores como o financeiro, o retalho, a saúde, os media ou o turismo, bem como o facto de já se encontrar em diversas línguas, permitindo a sua utilização simultânea em português, inglês, espanhol e francês.

O investimento na equipa tem sido determinante para os resultados. A Create IT tem atualmente 73 colaboradores, tendo contratado em 2022 desde perfis técnicos seniores ou Scrum masters até novos elementos para as áreas de Customer Success ou de Sales e Marketing. A expectativa para este ano é que continue a crescer de uma forma consistente em termos de recursos humanos, entre 20 e 30%, similar ao que tem acontecido nos últimos anos.

No que respeita à atração e retenção de talento, Nuno Guerra refere que “No nosso entendimento, o fator essencial para atrair e desenvolver talento é investir nas pessoas de forma estratégica e continuada. Uma cultura focada na inovação e na excelência que vivemos com dedicação para responder com agilidade à acelerada transformação que se verifica no setor. Nesta cultura vive-se um espírito genuíno de abertura, respeito e entreajuda, onde a autonomia e a responsabilidade permitem que cada pessoa capitalize as suas forças no seio de equipas ágeis, coesas e resilientes. Por outro lado, investir nas pessoas passa por dar-lhes tempo e recursos para investir no seu desenvolvimento pessoal.”

Por isso mesmo, cada pessoa da Create IT tem, não apenas um manager, mas também um mentor que pode escolher para ajudar no seu desenvolvimento individual. Conta também com o tempo proporcional a cerca de 1 mês por ano em que não se encontra alocada a um projeto ou produto, e em que pode decidir autonomamente no que investir: formação, provas de conceito, investigação, partilha de conhecimentos, iniciativas internas, etc. Existe igualmente acesso a uma plataforma de formação nas áreas de soft-skills e de liderança, um free-pass para formação em plataformas como a Udemy e ainda o apoio contínuo por parte um coach externo. Finalmente, tem liberdade para trabalhar de onde prefere a cada momento da sua vida.

“Para este ano, a Create IT pretende consolidar o crescimento nas áreas de serviços, quer nos clientes com quem já mantém relação, quer com novas empresas que estejam focadas em construir relações com um parceiro de excelência para a sua transformação e modernização tecnológicas, apostando em replicar o modelo de sucesso com novos clientes nacionais e internacionais”, conclui Nuno Guerra.