Encerramento de Projeto: realização ou nada além da obrigação?

Publicado a: 30 Outubro, 2015

Categoria: Gestão

Visualizações: 964

Tags: ,

Era uma vez aquele super projeto, com todas as dificuldades e que chegou ao fim.
Sendo bom ou ruim, ele acabou e todas as entregas foram realizadas. E agora, o que fazer? Será que todos estão felizes com o encerramento? Será que todos os envolvidos enxergaram esse fim da mesma forma?

Pois é, nem sempre todos enxergam o fim de um projeto de uma mesma forma. Como disse em outro artigo meu intitulado “Entrega de projetos de TI: a incrível arte do inestimável“, cada vez mais as pessoas não se envolvem mais tão profundamente com seus projetos. E falo isso não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Cada vez mais as pessoas possuem menos planejamento futuro, menos esforço para alcançar objetivos, e talvez, porque não, menos objetivos.
O que será que essa falta de envolvimento tem trazido de conseqüência para nossas vidas? Será que temos enxergado realmente os resultados que temos atingido? Qual foi a última vez que você comemorou uma grande conquista (profissional ou pessoal)?
Tenho percebido um pouco disso dentro dos projetos que tenho trabalhado. Cada vez menos tem-se comemorado o resultado de projetos, as conquistas atingidas. Tenho percebido um certo automatismo nos encerramentos de projetos, onde fazemos os procedimentos como se fossemos processos automatizados.

Sei que o momento de crise não apoia muito em olhar o objetivo atingido e vibrar com aquilo, pois logo ali na frente tem outro leão para matar para ter comida no próximo mês. Isso faz com que nossos objetivos se tornem pequenos, sem importância, como se o que alcançamos e o que suamos não seja nada além do que nossa obrigação.

Sinto que precisamos resgatar o espírito de conquista, de entrega, de pertencimento.
São esses sentimentos que fazem com que, mesmo escalavrado, cheguemos ao final do nosso projeto, com um sorriso no rosto e com a sensação de realização e dever cumprido. Isso faz toda a diferença para ingressar em uma nova empreitada e nos da força para acreditarmos que somos capazes de ter novas conquistas e resultados brilhantes.

Termino aqui com uma taça de vinha na mão, comemorando mais um artigo escrito.
Um brinde a vocês leitores. Tim tim!

 

Leonardo Carvalho
Gerente de Projetos Senior na Stoque Global Services
LinkedIn | Leonardo CarvalhoTwitter | Leonardo CarvalhoBiografia Completa
Leia mais artigos deste autor.

 

 

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

One Response to Encerramento de Projeto: realização ou nada além da obrigação?

  1. Thiago Torres diz:

    O envolvimento, além de gerar comprometimento, leva ao sentimento de propriedade em cima daquilo pelo qual você se entrega (ou pelo menos deveria). Em tempos de crise, cada meta atingida deveria ser ainda mais comemorada, pois certamente fizemos mais com menos. A quantidade de informação com a qual temos que lidar, a diversidade absurda de canais de comunicação que temos e a velocidade com que as coisas mudam levam a um certo paradoxo: apesar de termos cada vez menos planejamento futuro, muitas vezes pensamos mais no próximo projeto do que no atual. E aí que,quando cumprimos a obrigação de entregar o produto, a não menos importante comemoração passa despercebida.

    Excelente reflexão. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *