Os Webinars e eventos online são uma ferramenta de marketing poderosa num contexto B2B, quer para aumento da notoriedade e alcance da marca como também para geração de leads e novas oportunidades de negócio. São também cada vez mais recorrentes e peça fundamental na estratégia de marketing da maioria das empresas de TI (contexto que conheço melhor).
Para que tenham o impacto e resultados esperados estes eventos devem ser bem estruturados – na preparação do conteúdo, na alocação de recursos (humanos e materiais) e suportados por um bom plano de comunicação, principalmente nas redes sociais. Com o aumento da oferta deste tipo de iniciativas, temos de encontrar formas de nos destacarmos da concorrência.
Há algum tempo assisti a uma série de webinars organizados pelo B2B Social Media em que num deles foram dadas dicas muito interessantes de como gerar buzz em torno de um webinar.
- Definir a hashtag – esta deve integrar toda e qualquer comunicação realizada na promoção do evento.
- Após o registo, oferecer todas as possibilidades de partilha, de preferência com texto já formatado, nas redes sociais (deve estar bem visível na página de saída e no email de confirmação de registo, muitas vezes enviado).
- No decorrer da sessão, colocar citações específicas que queiramos partilhar (estatísticas e KPIs – resultam muito bem) e incentivar a partilha das mesmas pelos participantes.
- Incentivar a colocação de questões via hashtag no decorrer da sessão – é fundamental ter alguém a dar suporte e que possa ir acompanhando as questões colocadas, assegurando que estas sejam sempre respondidas (dica: selecionar algumas no caso de ser um número muito elevado). Atualmente o chat é também muito usado em webinars. Questões colocadas nas redes sociais aumentam, no entanto, o alcance e o número de pessoas envolvidas.
- Colocar num slide os Twitter handles dos oradores/empresa e sugerir que sigam (excelente forma de aumentar a base de followers, e com interesse no tema que estamos a abordar).
- Após o evento fazer a monitorização da hashtag e aproveitar para aumentar o engagement com os participantes (importante quando possam ter surgido leads).
- Ao enviar o acesso à versão gravada (se o fizer), sugerir que partilhem o conteúdo com quem não tenha podido assistir.
Já existem no mercado imensas plataformas que potenciam o conceito de criação de comunidade em torno destes eventos online. Mas existem por vezes pormenores que podem fazer a diferença. Assisto a muitos webinars e continuo a não ver muitos destes pontos a serem utilizados pelo que achei útil partilhar algumas destas dicas.
Com certeza muitos de vós organizam e participam em webinars pelo que teria todo o gosto em obter mais conselhos.
[tmm name=”catarina-duarte”]
Leia mais artigos desta autora.