Faça o seu Webinar dar que falar

Publicado a: 2 Dezembro, 2015

Categoria: Marketing

Visualizações: 789

Tags: , ,

Os Webinars e eventos online são uma ferramenta de marketing poderosa num contexto B2B, quer para aumento da notoriedade e alcance da marca como também para geração de leads e novas oportunidades de negócio. São também cada vez mais recorrentes e peça fundamental na estratégia de marketing da maioria das empresas de TI (contexto que conheço melhor).

Para que tenham o impacto e resultados esperados estes eventos devem ser bem estruturados – na preparação do conteúdo, na alocação de recursos (humanos e materiais) e suportados por um bom plano de comunicação, principalmente nas redes sociais. Com o aumento da oferta deste tipo de iniciativas, temos de encontrar formas de nos destacarmos da concorrência.

Há algum tempo assisti a uma série de webinars organizados pelo B2B Social Media em que num deles  foram dadas dicas muito interessantes de como gerar buzz em torno de um webinar.

  • Definir a hashtag – esta deve integrar toda e qualquer comunicação realizada na promoção do evento.
  • Após o registo, oferecer todas as possibilidades de partilha, de preferência com texto já formatado, nas redes sociais (deve estar bem visível na página de saída e no email de confirmação de registo, muitas vezes enviado).
  • No decorrer da sessão, colocar citações específicas que queiramos partilhar (estatísticas e KPIs – resultam muito bem) e incentivar a partilha das mesmas pelos participantes.
  • Incentivar a colocação de questões via hashtag no decorrer da sessão – é fundamental ter alguém a dar suporte e que possa ir acompanhando as questões colocadas, assegurando que estas sejam sempre respondidas (dica: selecionar algumas no caso de ser um número muito elevado). Atualmente o chat é também muito usado em webinars. Questões colocadas nas redes sociais aumentam, no entanto, o alcance e o número de pessoas envolvidas.
  • Colocar num slide os Twitter handles dos oradores/empresa e sugerir que sigam (excelente forma de aumentar a base de followers, e com interesse no tema que estamos a abordar).
  • Após o evento fazer a monitorização da hashtag e aproveitar para aumentar o engagement com os participantes (importante quando possam ter surgido leads).
  • Ao enviar o acesso à versão gravada (se o fizer), sugerir que partilhem o conteúdo com quem não tenha podido assistir.

Já existem no mercado imensas plataformas que potenciam o conceito de criação de comunidade em torno destes eventos online. Mas existem por vezes pormenores que podem fazer a diferença. Assisto a muitos webinars e continuo a não ver muitos destes pontos a serem utilizados pelo que achei útil partilhar algumas destas dicas.

Com certeza muitos de vós organizam e participam em webinars pelo que teria todo o gosto em obter mais conselhos.

 

Catarina Duarte
Global Demand Generation Manager na Altitude Software
LinkedIn | Catarina DuarteTwitter| Catarina DuarteBiografia Completa
Leia mais artigos desta autora.

 

 

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *