Alteração inédita no pódio das empresas que de vendas de telemóveis – a Huawei atinge o segundo lugar, empurrando para número três a gigante Apple.
Sendo a primeira vez em 8 anos que a Apple não ocupa um dos primeiro lugares. A fabricante chinesa de smartphones vendeu cerca de 54,2 milhões de aparelhos no 2º trimestre, mais 40,9 % em relação ao período homologo, de acordo com a consultora IDC – International Data Corporation.
A mudança de posição reflete o crescimento da Huawei, tanto no mercado chinês – onde vendem um pouco mais de um quarto dos smartphones vendidos – como em outros mercado onde antes tinham menos peso. Ryan Reith, analista da IDC, reflete que “crescimento continuado da Huawei é, no mínimo, impressionante. Tal como também o é a sua capacidade para entrar em mercados onde até recentemente, o mercado era essencialmente desconhecida.”
Este crescimento ultrapassa as vendas da Apple e a aproximar a Huawei da líder Samsung – com vendas de 71,5 milhões de equipamentos entre abril e junho. “Vale apena notar que a Apple subiu para primeira posição em cada um dos últimos trimestres natalícios, a seguir à renovação dos seus produtos, por isso, é provável que continuemos a ver mexidas nas empresas de topo em 2018 e para lá disso” – destaca Ryan Reith da IDC.
A IDC refere ainda que a Apple liderou a tabela vários trimestres, à medida que introduzia novos produtos e é provável que a relação de forças entre as 3 marcas não mude muitos nos próximos tempos, já que a concorrência é feroz, sobretudo em mercados maduros com taxa de penetração elevada.
Ryan Reith acrescenta ainda que há “…um movimento que deve ser observado atentamente à medida que a construção de equipamentos neste segmento progride” – referindo-se a marcas como a Xiami, Oppo e Vivo que, no que às vendas de telemóveis diz respeito, começam a empurrar lentamente a sua base de clientes para cima e com um nível de preço um pouco menor do que as marcas Top 3.