A INOVFLOW, tecnológica portuguesa focada na implementação de soluções que otimizam processos de negócio, foi selecionada para implementar o ERP PRIMAVERA e o PRIMAVERA Construction na Tecniarte, empresa portuguesa focada na execução de projetos e obras de construção civil e reabilitação urbana com mais de 30 anos no mercado e uma faturação anual de 14 milhões de euros.
Com este projeto, a Tecnicarte conseguiu uma desmaterialização e unificação de processos; uma gestão, planeamento, execução e controlo integrado dos projetos e obras, e uma maior eficiência e rentabilidade das operações.
De acordo com Paula Reis, Diretora Geral da Tecniarte, “Estamos muito satisfeitos com a escolha que fizemos, quer em termos de software quer em termos de parceiro tecnológico. A INOVFLOW entendeu perfeitamente os desafios complexos que tínhamos e adotou uma atitude de consultoria desde o início, com um grande foco na forma como a tecnologia podia responder e estar totalmente alinhada com o nosso negócio. Ganhámos uma agilidade sem precedentes na forma como operamos e isso reflete-se na satisfação da equipa e dos clientes – os nossos principais focos de atenção”.
O Desafio
A Tecniarte necessitava de um ERP que agregasse todos os processos críticos ao seu negócio, nomeadamente um módulo próprio para o setor da construção. A empresa pertencia a um grupo que usava ferramentas Navision, mas quando saiu e se tornou autónoma precisava de implementar uma nova plataforma de raiz que estivesse preparada para endereçar as necessidades específicas da sua área de atuação, nomeadamente no que respeita à gestão, planeamento, execução e controlo de obras. De facto, projetos longos, complexos, com múltiplos intervenientes e listas extensas de materiais tornam este setor muito sujeito a derrapagens. Um controlo rigoroso do tempo de execução e dos custos é essencial e a base para automatizar, integrar e otimizar processos através de uma plataforma tecnológica única.
A Solução
Depois de analisar as várias opções existentes, a escolha recaiu no ERP e PRIMAVERA Construction pela sua abrangência e resposta aos requisitos exclusivos do setor, e na INOVFLOW pela sua experiência e competências quer em termos de software PRIMAVERA quer em termos de projetos anteriores bem-sucedidos na área da construção.
A implementação permitiu integrar numa plataforma única todos os processos operacionais, administrativos e financeiros críticos ao negócio da Tecniarte, incluindo os módulos construção, logística, financeiro, imobilizado, recursos humanos e office extensions (para reporting).
No que respeita ao âmbito da construção, com o PRIMAVERA Construction, a Tecniarte tem agora uma solução que otimiza toda a gestão das obras através de fluxos automáticos de informação que simplificam os processos e aceleram as operações – desde a resposta a concursos, passando pela negociação, adjudicação, orçamentação, planeamento, execução e controlo, até à análise da rentabilidade.
O projeto abarcou também a integração de aplicações desenvolvidas fora do ERP PRIMAVERA, assegurando uma visão global e totalmente integrada da informação existente.
Com uma duração de 4 meses, a implementação envolveu dois consultores da INOVFLOW e dois gestores de projeto da Tecniarte. A participação da INOVFLOW foi muito além da parametrização do ERP PRIMAVERA:
- Consultoria e diagnóstico detalhado dos processos e fluxos de informação;
- Desenho da solução, adaptando as diversas componentes às especificidades da Tecniarte;
- Instalação e preparação das ferramentas necessárias à implementação do projeto;
- Parametrização e configuração do PRIMAVERA;
- Criação, testes e validação contínua dos processos implementados para garantir que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores;
- Formação, suporte ao arranque e entrada em produção;
- Acompanhamento e melhoria contínua.
Resultados
A grande vantagem deste projeto foi permitir à Tecniarte dispor de um ERP completo que integra todos os processos críticos à sua atividade e que lhe permite diminuir a complexidade e reforçar a rentabilidade das suas operações. Os ganhos são claros:
- Gestão global e integrada das obras
- Rapidez e segurança no processo de orçamentação
- Celeridade na gestão de concursos
- Agilidade na adjudicação de propostas e gestão de subempreitadas
- Maior eficiência dos aprovisionamentos
- Rigor no planeamento, execução e controlo das obras
- Acesso à informação a partir de qualquer lugar
- Assertividade no cumprimento das obrigações legais e fiscais
- Simplicidade de gestão do capital humano
- Solidez na gestão financeira
- Informação de apoio à tomada de decisão