José Afonso Pires é o novo CEO da Link

Com 25 anos na empresa, onde desenvolveu toda a sua carreira profissional desde Consultor a cargos de Direção, José Afonso Pires assume agora a liderança da Link e a função de Country Manager para Portugal e países sob gestão nacional do grupo global Linkroad, do qual a Link faz parte. José Alves Marques, fundador e anterior CEO, mantém-se como membro do board da Linkroad.

A Link, empresa portuguesa pioneira na transformação digital e integração tecnológica, acaba de anunciar a nomeação de José Afonso Pires como novo CEO. O executivo, que faz parte da equipa desde a fundação há 25 anos, passa também a acumular a função de Country Manager do grupo global Linkroad, sendo responsável pelas operações em Portugal e nos mercados geridos a partir de território nacional, incluindo Médio Oriente, África e parte da Europa.

Ao longo do seu percurso na Link, José Afonso Pires ganhou uma experiência transversal, tendo passado por áreas técnicas, de gestão, desenvolvimento de negócio e operações internacionais. Foi responsável pela criação e evolução da atividade no Médio Oriente (onde a empresa conta hoje com presença na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) e pela coordenação das áreas de retalho, transportes, logística, energia e setor público.

“Sinto a Link como parte da minha vida. Este é um projeto construído por pessoas que vestem a camisola todos os dias e com quem tenho uma relação de grande confiança e proximidade. O foco agora é acelerar o crescimento em Portugal e internacionalmente, apostando na especialização, na democratização da Inteligência Artificial e na valorização dos nossos profissionais como referência em competência, inovação e compromisso com os clientes”, afirma José Afonso Pires.

A nomeação surge num momento de forte expansão do grupo Linkroad – composto pelas duas empresas Link (Link Consulting e Linkcom), pela Bemobile, Consultia IT e Decide4AI – que conta atualmente com cerca de 1000 colaboradores em cinco países e uma faturação superior a €60 milhões, prevendo ultrapassar os €120 milhões em 2027. O objetivo estratégico para os próximos anos passa por consolidar a liderança ibérica, desenvolver a atividade europeia e reforçar a presença no Médio Oriente.

No que respeita ao portfolio de soluções, o novo CEO pretende alavancar quatro pilares essenciais da oferta:

  • Application Modernization, que incorpora práticas de Inteligência Artificial em todo o ciclo de desenvolvimento de software, desde a análise de requisitos à automação de testes e DevOps;
  • Experience, centrada na definição de estratégias e soluções omnicanal suportadas por UX e tecnologias conversacionais com LLMs;
  • Data & AI, dedicada à gestão de dados, governação, analytics e machine learning em ambientes cloud;
  • Optimization, focada na otimização de processos de negócio, logística, cadeias de abastecimento e gestão de equipas.

Para José Alves Marques, fundador e anterior CEO da Link e que se mantém como membro do conselho de administração da Linkroad, esta transição marca uma nova fase na consolidação do grupo: “O José Afonso Pires conhece a Link como ninguém. Está connosco desde o início e foi responsável por áreas cruciais como a produção, o delivery e o negócio além-fronteiras. Esta nomeação reflete a nossa evolução para uma estrutura multinacional e garante a continuidade de uma cultura assente em inovação e excelência técnica”.

“O nosso crescimento sustentado resulta da capacidade de adaptação e do ADN de inovação que a Link sempre teve. Vamos continuar a ser pioneiros, agora com uma ambição ainda maior de levar a nossa especialização tecnológica a novos mercados”, destaca José Afonso Pires.