Minsait permite levantamentos sem contacto nas caixas automáticas

A Minsait, uma empresa da Indra, aumentou a segurança e agilidade no levantamento de dinheiro em caixas automáticas, graças à TAPP, uma solução que combina os canais de banca e self-service para disponibilizar o dinheiro solicitado pelos clientes das entidades financeiras, em menos de cinco segundos e sem qualquer contacto físico com o dispositivo eletrónico.

Trata-se de uma solução fundamental para ajudar a sociedade e empresas a reduzir o risco de contágio por doenças infeciosas – como a COVID-19 – e a aumentar os padrões de segurança nas operações diárias com os bancos.

A operação é realizada mediante uma simples transação de banca móvel, muito antes do indivíduo se dirigir à caixa automática (é até possível fazer uma reserva de dinheiro num determinado TAPP). Uma vez registada a quantia desejada e selecionada a TAPP mais próxima, o utilizador só tem de deslocar à caixa automática quando lhe for mais conveniente, aproximar o código QR ou NFC recebido no seu telemóvel, e receber rapidamente o dinheiro. A confirmação da transação e o respetivo recibo são enviados para o telemóvel.

A segurança, tanto do ponto de vista do contato físico como para impedir o roubo de palavras-passe, é garantida a 100%. Todo o processo é realizado através da aplicação móvel, de forma a que o utilizador não precise de interagir com a caixa automática. Também não existem elementos hardware vulneráveis a ataques, como o leitor de cartões ou terminais PIN Pad.

Outras operações que podem ser realizadas através da TAPP são a compra de divisas e todas as operações relacionadas com a execução de transações previamente autorizadas, como pagamento de pensões e subsídios, bolsas de estudos, microcréditos ou ordens bancárias.

Mais económico e sustentável

A TAPP é a experiência de dispensa de dinheiro mais segura, rápida e fácil, mas também a mais económica do mercado, uma vez que o custo total de propriedade é até 50% menor que o de uma caixa automática tradicional.

A eficiência energética é outra das grandes vantagens, uma vez que os elementos com maior consumo de energia e maior índice de avarias (leitores, impressora e tela) não existem na TAPP. Isto não só possibilita a redução em mais de 50% no consumo de eletricidade, como também representa uma diminuição de cerca de 60% na frequência de manutenção de caixas automáticas.

Por outro lado, a reduzida dimensão do dispositivo e a elevada percentagem de componentes recicláveis contribuem para tornar a TAPP a caixa automática mais eficiente e eco-friendly do mercado. Além disso, responde a uma das principais tendências do contexto ATM – a integração de smartphones no levantamento de dinheiro – ao mesmo tempo que constitui uma solução inovadora que dê resposta à procura por parte dos clientes mais digitais.

Veja aqui mais notícias do Falando TI.