“Recrutar Atitude, treinar Competências” – 100% alinhada

Publicado a: 21 Setembro, 2018

Categoria: Marketing

Visualizações: 329

Tags: , , , , , ,

A minha carreira profissional tem sido sempre na área das TIs. Comecei nas vendas e depois tive a felicidade, como queria, de desenvolver a minha carreira na área do Marketing. O boom do Digital e a conjugação do Marketing e Tecnologia (o chamado MarTech) só aguçou ainda mais a minha paixão pelo Marketing.

Nestes anos de trabalho já tive oportunidade de trabalhar com muitas pessoas, em momentos diferentes das suas carreiras, com formações distintas e, claro, com personalidades únicas. Com esta experiência penso poder já ter a ousadia de dar alguns conselhos.

A área de B2B e concretamente das TIs (a que conheço bem) tem os seus desafios e as suas especificidades. Pela experiência que tenho tido com onboarding de novos talentos gostava de deixar alguns conselhos a quem pensa agora juntar-se a esta realidade. Mais ainda porque pelo que constato, a nossa formação superior em Marketing pouco ou nada explora a componente B2B. Para não falar do Digital e das tecnologias que por esta altura já deveriam estar mais enraizados em qualquer currículo de formação em Marketing.

Se alguém me perguntasse que conselhos daria a um jovem talento, falaria sobretudo em termos de atitude:

Agucem a CURIOSIDADE – o início de um percurso profissional é a fase mais propícia a novas explorações. Pesquisem, questionem (sem medos), encontrem soluções criativas para os problemas com que se deparam. Não esperem que outros tenham as respostas que procuram e necessitam. Este é até um conselho válido para tudo na vida, diria.

Sejam PROATIVOS – num contexto profissional cada vez mais exigente para todos, em que a palavra de ordem é pedir para fazer mais com menos, não fiquem sentados à espera que vos digam qual será a próxima tarefa. Estudem a empresa, a indústria em que estão envolvidos, leiam e cheguem com novas ideias e novas propostas. É isto que adicionará valor a uma organização.

Tenham BRIO – não tenham pressa. Todos sabemos que nas organizações trabalhamos com foco nos resultados e que isso subentende prazos a cumprir. Mas não façam só por fazer, não despachem um trabalho só porque querem mostrar que fizeram. Façam-no com gosto e com brio no resultado.

Poderão estar a pensar que estes conselhos se aplicam a qualquer área de negócio. Verdade. Mas há um que para mim é determinante nas TI’s:

Pesquisem, estudem e leiam. Leiam mesmo muito.

Quando se entra numa área de TI, os primeiros tempos podem ser overwhelming (para mim a melhor descrição e sem tradução à altura). Iniciar uma função e ao mesmo tempo tentar saber tudo sobre uma área de negócio, um produto, concorrência, etc, pode parecer uma missão impossível. Mas não é. É uma (meia) maratona e não um sprint.  Porque quem iniciar uma carreira nesta área deverá gostar de tecnologia, deverá gostar de solucionar problemas que as empresas tenham no decorrer do seu dia-a-dia, da sua gestão, dos seus processos.

Onde podem encontrar informação?

– Externamente – nas redes sociais (LinkedIn e Twitter principalmente) são  fontes poderosas de informação. Todos os dias milhares de conteúdos são partilhados (houvesse tempo para ler tudo!). Sigam empresas de referência nas áreas que gostam. Sigam influenciadores. Haverá certamente muita informação que vos será útil.

Internamente – naveguem na intranet, perguntem por materiais de referência, falem com colegas de diferentes áreas, vejam vídeos, demos. Dependerá da quantidade de informação que a vossa empresa tiver disponível.

Sem conhecer e estar confortável com a realidade em que atuamos, dificilmente conseguiremos trabalhar numa área em que a nossa missão é aguçar o interesse pelo nosso produto/serviço/solução.

Cada vez mais a expressão “Hire attitude, train skills”, é uma realidade.

E a vossa experiência? Como vêem a captação e retenção de talentos para Marketing nas TIs?

Catarina Duarte
Global Demand Generation Manager na Altitude Software
LinkedIn | Catarina DuarteTwitter| Catarina DuarteBiografia Completa
Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *