As empresas conscientes de que o mercado digital não é mais uma moda, e que é uma questão de tempo para que a sua presença online seja de forma profissional, levou a que vários investigadores dedicassem a sua atenção aos vários perfis que podem ser encontrados nas Redes Sociais.
Num trabalho de investigação realizado por Catherine Murray, os utilizadores foram divididos numa dúzia de perfis. Este trabalho teve o mérito de apoiar os profissionais de comunicação na elaboração das suas estratégias de Marketing Digital.
A comunicação online é bidirecional não se resumindo a um post, ou comentário. Como tal as empresas deverão comunicar para pessoas e como pessoas, mesmo no mercado B2B. A nova sigla que entretanto está a ser criada em substituição do B2C e do B2B é a do H2H (Human to Human).
Segundo um estudo recente da Deloitte, cada vez mais, os consumidores são influenciados pelo mundo digital antes de tomarem decisões. Em 2012, apenas 5% dos compradores utilizavam o seu dispositivo móvel para consultas dentro das lojas. Em 2013 eram já 19%, causando um impacto de 593 mil milhões de dólares. Este estudo evidenciou ainda que 84% dos compradores utilizam um dispositivo para navegar na web (telemóvel, tablet ou PC) antes ou durante o processo de decisão de compra. 75 % dos consumidores referem que as redes sociais influenciam a sua lealdade a marcas e a estabelecimentos comerciais.
1. O Novato / The Newbie
É facilmente identificável, pois por norma aderiu recentemente a uma plataforma de Redes Sociais e denota na sua interação com a mesma, dificuldades operacionais e mesmo ao nível de etiqueta.
Apreciam tolerância e essencialmente apoio, e são por isso receptivos a uma correta e ponderada abordagem por parte de outros utilizadores utilizadores mais experientes .
Essa ajuda pode ser uma excelente alavanca para reforçar a presença da sua organização no seio do grupo em que pretendem afirmar-se.
2. Procuram Status / The Status Seeker
Este grupo está fortemente orientado para aquisição do maior número de seguidores/amigos e compara constantemente as suas estatísticas com a dos outros seguidores.
Tendencialmente evitam conversas profundas, e estão claramente orientados na conquista de seguidores mais populares, divertidos e com atualizações inteligentes.
É um grupo engenhoso e inteligente na elaboração das suas abordagens no intuito de conseguirem o maior número de seguidores.
3. Mencionam o Nome / The Name Dropper
Este grupo está intimamente relacionado com os membros do grupo “The Status Seekers”, e procuram conquistar popular-dade mencionando ou comentando os perfis de pessoas influentes ou importantes.
São movers e shakers e sabem onde são as melhores festas, a quem telefonar e o que fazer. Não seguem nem respondem a alguém, sem terem a certeza que têm algum valor para eles como “amigo”.
4. O Serial Linker / The Serial Linker
Este grupo de utilizadores limita-se a enviar centenas de post com links para páginas na web, que consideram interessantes e pertinentes, segundo a sua opinião.
Provavelmente, alguns dos post que partilham não são lidos previamente.
Os Serial Linkers são super participantes e são vistos habitualmente a fazer retweets ou copiando posts de outros utilizadores, não adicionando nada de original.
5. O Convencido sem Pudor / The Unashamed Self-Promoter
Estes utilizadores são fantásticos no que fazem e adoram falar sobre isso com frequência.
Utilizam as Redes Sociais constantemente para o auto-reconhecimento do excelente trabalho realizado. Uma certa dose de confiança é saudável e positiva, mas este tipo de atitude não é de certeza a mais correta.
6. O Chato / The Bore
O chato não tem nada melhor para fazer do que se fazer de importante, atualizando o mundo a cada minuto com a sua vida diária.
Fulano de Tal “está fora de lojas”, ou “tomar chá na cama” …
Envia demasiadas vezes posts relatando futilidades quotidianas (ninguém quer saber quando vai à casa de banho ou se o querido cãozinho acabou de vomitar no tapete).
7. O Guru / The Guru
O Guru é um ícone das Redes Sociais – são os membros que mais conhecimento tem acerca da forma como estas funcionam e de como faze-las trabalhar para Si.
O Guru é um “Deus“ entre os geeks, são seguidos pelos puristas e servem-lhes de exemplo, são apreciados e os seus ensinamentos são colocados em prática.
8. O Fã Obcecado / The Obsessed Fan
Utiliza as Redes Sociais para acompanhar cada movimento das celebridades ou de outras pessoas famosas. Estão constantemente a atualizar os seus perfis com posts acerca das celebridades favoritas e a interagir com os feeds oficiais na tentativa de provocar uma resposta pessoal a partir delas.
9. Procura Inspiração / The Inspiration Seeker
Procuram através das Redes Sociais inspiração criativa e/ou intelectual. Dedicam o seu tempo a ver e a ouvir e dificilmente interagem.
Estes utilizadores optam por seguir outros utilizadores ou por serem fãs de páginas que consideram interessantes ou inspiradoras.
Usam as Redes Sociais principalmente para reunir informações e ideias, não adicionam muito valor na sua presença online, sendo principalmente espectadores.
10. O Pessimista / The Hater
Os pessimistas usam as Redes Sociais de forma negativa e passam o tempo a comentar de forma negativa sobre opiniões ou ideias de terceiros.
São bastante críticos e por vezes arrogantes, procurando fazê-lo de forma intelectual, mas sem serem construtivos, passando a maior parte do seu dia lamentando-se e arrastando os restantes participantes.
São vistos muitas vezes a participar na secção dos comentários dos blogs.
11. O Rebelde / The Rebel
Os Rebeldes consomem uma quantidade considerável de tempo e energia tentando minar organizações e pessoas em busca de benefícios comerciais.
Na opinião da Catherine Murray estes Rebeldes são muitas vezes jornalistas ou puristas das Redes Sociais demonstrando a sua liderança no desenvolvimento de novas tecnologias.
12. O Socializador / The Socialiser
Os perfis sociais conseguem tirar forte partido das Redes Sociais e das suas funcionalidades.
O seu foco de atenção é manter as relações e conexões que realizaram on-line (tanto a nível pessoal como profissional).
Os perfis sociais tendem a ser interativos e contribuem regularmente com conteúdos significativos. Partilham posts sobre a sua vida, podendo em determinados casos tornarem-se aborrecidos e algumas vezes evitáveis.
[tmm name=”joao-geraldes”]