SAP acaba de anunciar resultados de um estudo no sector da saúde

Publicado a: 8 Março, 2019

Categoria: Notícias

Visualizações: 132

Tags: , , ,

A SAP SE (NYSE: SAP) acaba de anunciar os resultados de um estudo junto dos gestores do sector da saúde, conduzido pela Porter Research em nome da SAP. A pesquisa, realizada em dezembro último, entrevistou 100 CEOs, CFOs e CIOs da área da saúde para aprofundar os principais problemas associados aos sistemas de saúde e quais as prioridades de investimentos em tecnologia nos próximos três anos.

As principais conclusões são:

  • Em 2019, os sistemas de saúde dedicar-se-ão a responder às questões relacionadas com as despesas, em grande parte decorrentes do declínio dos reembolsos, juntamente com a melhoria da experiência do paciente.
  • Os gestores do sector da saúde acreditam que a solução para a redução de custos e melhoria da experiência do paciente passa pelo fortalecimento das eficiências operacionais, pela interoperabilidade, pelo aumento da visibilidade sobre os dados e, ainda, por um maior envolvimento do próprio paciente.
  • Os sistemas de saúde estão a investir em soluções que apoiem os departamentos financeiros, ajudem a melhorar a relação com o paciente, permitam uma maior interoperabilidade e forneçam mais visibilidade sobre os dados ao longo de toda a empresa.

Desafios da indústria e o que prevalece para os gestores da área da saúde

O sector de saúde continuará a prosseguir o objetivo de reduzir custos, já que mais de metade dos inquiridos declararam que o declínio dos reembolsos esta no topo das suas preocupações. Os participantes concordaram que a tecnologia será a chave para os ajudar a melhorar a eficiência. Esta é conseguida através da interoperabilidade dos seus sistemas e avançando com o fornecimento da adicional visibilidade e inteligência, necessárias para a identificação de ineficiências.

A mudança para um modelo em que o paciente está no centro dos serviços continuará a ser uma prioridade para os fornecedores de cuidados de saúde, uma vez que o seu principal objetivo é otimizar a experiência do paciente através de meios quantitativos e mensuráveis. Além disso, a modernização da experiência do paciente está alinhada com os novos modelos de reembolso, em que os pacientes saudáveis significam melhores resultados financeiros. Os inquiridos indicaram que o maior impacto na melhoria das experiências dos pacientes é a partilha de dados entre fornecedores, clientes, governo e indústria.

Prioridades tecnológicas: otimização de custos e liderança no envolvimento com o paciente

Os inquiridos afirmaram que o impacto financeiro da integração e da visibilidade sobre os dados clínicos e financeiros será muito positivo nos cuidados de saúde. O ganho de visibilidade numa empresa de assistência médica irá ajudar a transformar os dados em inteligência e, consequentemente, a reduzir os custos. Através desta visibilidade, os participantes sentem que o sistema de saúde melhorará a capacidade e a produtividade dos recursos, assim como reduzirá quaisquer estrangulamentos no calendário.

Os sistemas de saúde estão a mudar a sua cultura, a fim de se tornarem organizações mais focadas no paciente. Esta mudança é reconhecida por mais da metade dos inquiridos, que por sua vez indica que irão investir em tecnologia de suporte ao maior envolvimento por parte do paciente, na medida em que esta é uma das principais prioridades para os próximos anos.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *