Organização internacional de UX e usabilidade escolhe apenas uma empresa por país. Para a Tangível, UXalliance é a “Liga dos Campeões” do UX research e permite acelerar processo de internacionalização.
A Tangível, consultora pioneira de Human-centered design em Portugal, foi a empresa portuguesa selecionada para integrar a UXalliance, organização internacional de empresas líderes nas áreas de usabilidade e UX. Apenas uma empresa por país pode integrar a UXalliance, após um rigoroso e seletivo processo de integração.
“Desde 2018 que temos contactos com a UXalliance, no sentido de sermos um membro de pleno direito, mas o acesso é muito restrito e tem de haver um processo de aproximação gradual e de ganho de confiança”, explica André Carvalho, co-CEO da Tangível.
“O processo demorou 3 anos, sendo que a UXalliance valida a qualidade das práticas técnicas e dos resultados alcançados e é muito exigente no sentido em que só admitem membros que funcionem no ‘state of the art’”, acrescenta José Campos, co-CEO da Tangível.
“No nosso caso, pesou o trabalho feito ao nível do UX-PM Portugal – programa de formação/certificação mundial com um elevado número de certificações portuguesas – e a abertura do mercado de Angola. Adicionalmente, tivemos recentemente um projeto de UX Research a nível ibérico em que envolvemos o membro espanhol da UXalliance: a TorresBurriel Estúdio, uma empresa de referência e reputada em Espanha”, aponta André Carvalho.
A UXalliance tem 29 membros e ajuda as organizações a criar melhores produtos e serviços para diferentes geografias através de pesquisa, análise e design.
Um dos principais objetivos da UXalliance é criar valor para os clientes, pois sendo uma das maiores e mais experientes redes internacionais de User Experience, contribui, através desse network, para que cada membro proporcione aos seus clientes um serviço de qualidade, baseado nas melhores metodologias e tecnologias, de forma sempre inovadora.
“Em concreto, vamos estar expostos a projetos de UX Research para grandes marcas internacionais, que são desenvolvidos em múltiplas geografias. Sempre que uma grande marca lança uma app, por exemplo, tem de testar a sua usabilidade em múltiplas geografias, com especificidades de línguas e cultura. O que funciona na Ásia pode não funcionar na Europa mediterrânica, por exemplo. Secundariamente, funciona como um selo de garantia ‘Best in Class’ na nossa área”, concretiza José Campos.
Desta forma, os clientes da Tangível ficam com a garantia de que as práticas de UX Research da empresa são de classe mundial porque a UXalliance tem um grande enfoque em que todos os membros trabalhem ao nível do que de melhor se faz no mundo.
“Para nós a UXalliance é a Liga dos Campeões do UX Research. É um passo de gigante que está absolutamente alinhado com um movimento natural de internacionalização, que já está em curso e será acelerado”, avança André Carvalho.
Todos os clientes da Tangível com atividades em múltiplas geografias podem agora, muito facilmente, contar com a empresa para desenhar projetos de UX Research & Design que estejam adaptados aos utilizadores de cada uma dessas geografias, pois passa a ser possível recorrer aos parceiros locais para realizar a componente de research, validação, UX writing, que tenha de ser feita em cada país.
Para mais informações sobre a UXalliance visite https://www.uxalliance.com/.