Warpcom lança oferta para redes quânticas

Nova parceria internacional posiciona a Warpcom na vanguarda desta tecnologia emergente. Portugal tem sido referência universitária global nas redes quânticas, que deverão massificar-se num prazo de 5 a 10 anos aumentando a segurança de dados e redes.

A Warpcom, empresa de TIC ibérica de capital 100% português, está a efetuar uma forte aposta nas redes quânticas. O objetivo é posicionar-se como integrador tecnológico líder através de parcerias com empresas de referência neste sector.

“O aumento exponencial do poder computacional possibilitado pela computação quântica abre um mundo de oportunidades em torno de quase todos os aspetos da vida moderna tanto nas áreas financeira, militar como na investigação médica e farmacêutica. No entanto, trazem também consigo fortes ameaças, principalmente ao nível da segurança pois tal capacidade permite quebrar rapidamente as encriptações tais como hoje são implementadas, expondo Governos e empresas à violação da sua Informação”, revela Carlos Alves Duarte, CEO da Warpcom.

Para apoiar os clientes a prepararem-se para esta nova era, a Warpcom estabeleceu uma parceria com o fabricante europeu líder mundial em redes quânticas, a ID Quantique, assumindo-se como o seu primeiro parceiro em Portugal e Espanha. Com esta aliança, inclui agora na sua oferta a implementação de soluções de encriptação quântica, recorrendo a geradores de chaves quânticas.

O principal objetivo desta oferta é assegurar a comunicação segura em termos de confidencialidade, autenticidade e integridade da informação transmitida entre dois pontos, e ainda:

  • Proteger as organizações da era post-quantum;
  • Otimizar o investimento TCO e ROI das soluções de encriptação existentes;
  • Adicionar uma nova camada de valor às soluções de cibersegurança indo ao encontro das necessidades dos diferentes stakeholders.

“A Warpcom acumulou uma vasta experiência na implementação e gestão de redes seguras. Temos vários outros parceiros tecnológicos com os quais estamos a investir numa maior integração com as redes quânticas. Por isso, acreditamos que estamos numa situação privilegiada para suportar a transição dos nossos clientes para esta nova tecnologia”, destaca Carlos Inocêncio, Chairman da Warpcom.

Nos últimos anos, foram desenvolvidos diversos programas e projetos europeus como o EU Quantum Communication Infrastructure e o Quantum Internet Alliance, que põem em prática algumas aplicações reais no mundo das redes quânticas. Esta tecnologia é vista como a tecnologia do futuro que irá garantir a soberania das nações. Por esse motivo, a Warpcom já está a desenvolver alguns projetos-piloto com entidades do setor da saúde, financeiras, governamentais e entidades militares e de segurança interna.

“Portugal tem sido uma referência a nível académico com muitos trabalhos já realizados e reconhecidos internacionalmente pela comunidade científica e pela indústria. Na Warpcom queremos continuar a ser os pontas de lança na implementação deste tipo de tecnologias no mercado ibérico”, refere Carlos Alves Duarte.

Grégoire Ribordy, CEO e Co-Founder da ID Quantique, salienta que “Temos muito orgulho na nossa parceria com a Warpcom. Os dados sensíveis e confidenciais estão cada vez mais em perigo devido à crescente ameaça de ciberataques, o que tem feito com que, cada vez mais, as organizações, especialmente financeiras e governamentais, estejam altamente preocupadas com este problema. A nossa tecnologia quântica fornece as chaves de encriptação mais seguras atualmente, e na era da computação quântica, garantindo o mais alto nível de confiança para os consumidores e entidades. A nossa colaboração vai apoiar os clientes que estão conscientes da necessidade de segurança crescente”.

Conheça aqui todas as notícias do Falando TI.