XD Software e ao³ criam joint venture para lançar oferta premium para o setor de restauração e retalho no mercado brasileiro

Primeiro produto desta joint venture – o ao³ PDV – tem a ambição de conquistar 10% de um setor com mais de um milhão de estabelecimentos. Tecnologia made in Portugal continua a dar cartas além-fronteiras.

A XD , multinacional Portuguesa fabricante de aplicações de gestão, acaba de firmar uma joint venture com a brasileira ao³ para o lançamento de uma solução premium baseada em tecnologia nacional no setor da restauração e retalho do Brasil, com mais de um milhão de potenciais clientes. O objetivo inicial é conquistar cerca de 10% deste mercado sul-americano.

A XD é especialista na produção de softwares verticais para o comercio tradicional e redes de franchising, contando com 30.000 clientes finais utilizadores das suas soluções e uma rede de 500 parceiros distribuidores que representam, implementam e assistem pós-venda a nível local as suas soluções de gestão.

A ao³ nasce no início de 2020 como resultado do MBO de Jorge Santos Carneiro da operação da multinacional inglesa SAGE no Brasil, e conta com 850 colaboradores e mais de 130.000 clientes finais. Da equipa da ao³ fazem parte quadros e marcas de anteriores aquisições como IOB, Folhamatic, EBS e Cenize e apresenta-se hoje como uma das maiores empresas produtoras de software da América Latina.

A gênesis desta joint venture remonta a 2006, ano em que Jorge Santos Carneiro, presidente da Brasileira ao³ e nesse ano presidente da Sage Portugal, adquire a Fabio Resende o GESPOS, uma solução de ponto de venda com 50.000 clientes, iniciando-se então uma colaboração de vários anos.

Em 2012, Fábio Resende funda a XD Software com o objetivo de criar a primeira solução no mercado que fosse nativa para multiplataforma Windows, Linux e IOS. Do seu laboratório de I&D apresenta em 2019 a primeira solução de ponto de venda para ambiente holográfico Microsoft Hololens (www.xdVRPOS.com).

A operação da XD no Brasil está consolidada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, contando com 68 distribuidores responsáveis por um parque de 1200 clientes entre redes de franchising como a Ponto da Esfiha (300 locais), TO GO (100 locais) e clientes tradicionais de referência como o Jockey Club do Rio de Janeiro.

Com a autonomização da ao³ e atendendo ao histórico da relação e sucessos profissionais realizados em conjunto pelos líderes de ambas as empresas, ficaram reunidas as condições para o nascimento desta joint venture que se apresenta ao mercado sob a marca ao³ PDV.

A XD reforçará a sua equipa de desenvolvimento e contará com o conhecimento da ao³ em matérias fiscais e requisitos operacionais locais, e a ao³ será responsável pela distribuição deste primeiro produto conjunto.

Fábio Resende, CEO da XD, destaca: “Estou muito entusiasmado com esta união, a junção das competências de profissionais de ambas as equipas com um passado de mais de 20 anos no desenvolvimento de soluções de grande sucesso para o sector do retalho, é ímpar. Juntamos o mais avançado e completo produto de ponto de venda do mercado com a dimensão da ao³, que conta com elevada força comercial, conhecimento técnico e operacionalidade no mercado Brasileiro. Mas a cereja em cima do bolo, é a forte amizade de 22 anos com Jorge Santos Carneiro, líder que muito admiro e com quem tive o privilégio de colaborar em vários projetos de sucesso para o retalho. As soluções da XD têm agora no Brasil a melhor representação e continuidade.”

Nas palavras de Jorge Santos Carneiro, Presidente da ao³, “Estamos muito confiantes nesta parceria. Nos testes em andamento aqui no Brasil, o ao³ PDV recebeu muitos elogios pela estabilidade, pela eficiência da tecnologia e pela possibilidade de acompanhar o negócio em tempo real. Vamos começar a nossa campanha com o setor de bares e restaurantes, um mercado forte, com mais de 1 milhão de estabelecimentos no país. Esses empreendedores lidam com muitos desafios todos os dias e precisam de um parceiro confiável, como o ao³pdv, para que possam operar com tranquilidade. Além disso, a nossa experiência e a nossa estrutura permitem oferecer o atendimento e apoio de que esses profissionais precisam. Tenho grande admiração pelo Fábio Resende e pela sua veia empreendedora. O Fábio para além de ser um excelente ser humano e amigo é um empreendedor com muito mérito e provas dadas. A aquisição que fiz em 2006 da sua empresa, a Escripovoa, revelou-se uma das melhores aquisições em termos de performance feitas pela Sage à data e contribuiu muito para o sucesso da Sage em Portugal.”