Zone2Boost: Nova aceleradora de startups do comércio e fintech

Publicado a: 24 Julho, 2019

Categoria: Notícias

Visualizações: 114

Tags: ,

CaixaBank, Global Payments e Ingenico Group criam programa internacional de inovação para startups do comércio e fintech

O programa Zone2Boost identificará as melhores iniciativas para serviços financeiros e “retail” e disponibilizar-lhes-á financiamento, espaços de coworking, consultadoria e, acima de tudo, acesso a um elevado volume de clientes desde o início da sua atividade, graças à colaboração das três empresas parceiras.

Ingenico Group, CaixaBank e Global Payments uniram-se para lançar um programa internacional de inovação para startups destinado a promover a criação de soluções inovadoras nos setores do comércio e financeiro. O projeto, designado Zone2Boost, será constituído como uma nova empresa participada pelo CaixaBank (40%), Global Payments (40%) e Ingenico (20%), e contará com a colaboração do IESE Business School.

A apresentação do programa teve lugar em Barcelona e contou com as intervenções de Juan Antonio Alcaraz, diretor geral do CaixaBank; Jeff Sloan, CEO da Global Payments; e Mark Antipof, director global de vendas e marketing do Grupo Ingenico.

 A Zone2Boost terá por missão identificar iniciativas empresariais inovadoras no âmbito das tecnologias para o comércio e serviços financeiros e acompanhar o seu crescimento. As startups selecionadas beneficiarão de financiamento e acesso a um espaço físico onde poderão desenvolver os seus projetos e trabalhar em contacto com outras empresas inovadoras, bem como uma equipa de mentores que lhes proporcionará formação e consultadoria à medida das suas necessidades específicas. Além disso, a DayOne, divisão do CaixaBank especializada em serviços para startups e scaleups, fornecerá crédito especializado adaptado a cada caso.

No âmbito desta iniciativa, a Ingenico, o CaixaBank e a Global Payments disponibilizarão aos empreendedores o acesso à sua rede de clientes. Paralelamente, as três parceiras terão preferência (embora não exclusividade) na incorporação de um projeto desenvolvido pelas startups do programa na sua oferta comercial.

Estima-se que o tempo de acompanhamento aos empreendedores se situe entre os seis meses e dois anos, durante os quais as novas empresas poderão evoluir desde fases muito precoces (fase seed) até uma fase que lhes permita aceder ao mercado através de rondas de investimento A e B. O programa estará aberto ao estudo de startups de todo o mundo,

embora, inicialmente, se concentre no ecossistema de Barcelona, cidade onde iniciará atividade e onde se fixará o espaço de trabalho, no futuro Pier02 da Barcelona Tech City.

A iniciativa Zone2boost será lançada no último trimestre deste ano e envolverá um investimento inicial de 5 milhões de euros ao longo dos próximos 3 anos. Prevê-se que, com o espaço plenamente operacional, este terá capacidade para acolher três dezenas de empresas por ano.

Objetivo: Impulsionar a inovação

Para Nicolas Huss, CEO do Ingenico Group, “o sector dos pagamentos está em rápida transformação e as startups têm contribuído significativamente para esse fenómeno. A inovação está no cerne de todas as soluções que desenvolvemos na Ingenico e com a Zone2boost, queremos ser intervenientes-chave na inovação, em conjunto com o ecossistema das startups. Este ambicioso programa vai permitir-nos ajudar essas empresas a escalar os seus negócios, ao mesmo tempo que nos permite continuar a oferecer aos nossos clientes uma experiência de pagamentos única e disruptiva”.

De acordo com Juan Antonio Alcaraz, diretor geral do CaixaBank, “o principal objetivo deste projeto é incentivar a inovação em setores-chave para o CaixaBank. Não se trata apenas de contribuir para o sucesso de um investimento ou de um projecto empresarial. No CaixaBank, já estamos a trabalhar com startups como parte da nossa estratégia de inovação, mas chegou o momento de ir mais longe e contribuir plenamente para o desenvolvimento de novos projetos no setor. Através desta iniciativa, seremos capazes de oferecer às jovens empresas um ambiente ideal para testar o potencial de sucesso das suas ideias. O CaixaBank tem também um excelente conhecimento do ecossistema empreendedor, graças, em particular, à sua divisão DayOne, que lançou um programa integrado para se posicionar como parceiro financeiro preferencial dos players da economia da inovação.

Por sua vez, Jeff Sloan, CEO da Global Payments, destaca que ” a Global Payments está na vanguarda da inovação no setor de pagamentos. Oferecemos soluções tecnológicas únicas aos nossos parceiros e clientes em todo o mundo. Juntamente com o CaixaBank e a Ingenico queremos investir em novos negócios e tecnologias que contribuam significativamente para o crescimento futuro deste sector. Enquanto líder em tecnologia e software para soluções de pagamento, esta iniciativa está alinhada com o nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologia para o setor financeiro à escala global”. A criação deste programa internacional de inovação para startups representa uma nova aliança de inovação entre empresas, na sequência da criação, em 2017, do Payment Innovation Hub, do CaixaBank, Global Payments, Samsung, Visa e Arval. Também localizado em Barcelona, o hub é um dos primeiros do mundo a ser promovido por uma aliança multissetorial de empresas.

Mais informações sobre o programa Zone2boost em: www.zone2boost.com

Veja aqui todas as notícias que pode encontrar no Falando TI

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *