Rui Ribeiro é Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School, Diretor da Licenciatura de Informática de Gestão, Coordenador Científico da Licenciatura de Gestão de Empresas. É também docente na ULHT, em vários domínios de Sistemas de Informação, Gestão de Operações, Logística e Empreendedorismo, e coordenador da incubadora de empresas PLAY da Universidade Lusófona.
Actualmente, Rui Ribeiro é Diretor Comercial da EP – Estradas de Portugal S.A., tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na mesma empresa e Professional Services Manager da Sybase em Portugal, durante 11 anos. Mais de 17 anos de experiência na área de Sistemas de Informação.
Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.
Especializações: Telcos, Utilities, Finanças, Mobile Solutions.
Um processo correto de transformação digital começa “numa folha em branco”, sem qualquer constrangimento sobre “o que existe”, nem sobre qualquer tecnologia. Atualmente uma das modas a que mais assistimos, no mercado empresarial, é o uso das palavras “Transformação Digital” em tudo o que toque em Sistemas de Informação. É bom que se diga …
Os meus 2 filhos mais velhos, que estão no início da adolescência, usam atualmente as tecnologias como eu as uso. A minha filha de 3 anos usa o seu iPad, o meu iPhone e o Youtube, quase tão bem como eu. Em minha casa já consigo saber em detalhe quais os programas e consumos energéticos …
A frase do título deste artigo é um pequeno exemplo de várias das situações que ocorrem diariamente nas empresas. A realidade é que muitos dos gestores empresariais não percebem diretamente os riscos que correm.
Hoje utiliza-se o termo Cloud para tudo o que “mexe” no mundo do software, e mesmo hardware. Tudo agora é Cloud!
Aproveitando que Portugal está a passar por um período eleitoral, acabei por acaso por pegar num livro infantil dos meus filhos que tinha um título sugestivo “CIO – Once Upon a Time Far Far Away”.
Já viu projetos tecnológicos falharem por tecnologia? Provavelmente sim, mas muito poucos. Mas afinal onde falham os projetos?
A gestão de empresas está, atualmente, a viver um conjunto de dilemas diários de mercado, tendo em conta que a pressão…