Acompanhado por um rebranding, o novo posicionamento da tecnológica nacional coloca a Inteligência Artificial no centro da sua atividade e visa reforçar a pegada nas 100 maiores empresas do país e em clientes internacionais com Centros de Excelência em dados e elevada complexidade de processos. A capacidade de endereçar projetos end-to-end, desenvolver soluções próprias e integrar IA em todas as ofertas, será a base do crescimento ambicionado em Portugal e além-fronteiras.
A Gstep, tecnológica portuguesa especializada em transformar dados em ativos estratégicos, acaba de efetuar um rebranding e de alterar o seu posicionamento para focar todo o negócio na Inteligência Artificial (IA).
“O avanço tecnológico e a resposta às necessidades dos nossos clientes tornou evidente que já não somos uma empresa de Business Intelligence. Somos uma empresa que domina o ciclo de vida completo dos dados e que incorpora IA em tudo o que faz e entrega. Por isso, mudámos também por fora para refletirmos melhor quem somos agora por dentro”, explica Carlos Cardoso, Managing Partner da Gstep.
Esta evolução foi assim acompanhada por um novo logotipo, identidade visual e website. O laranja que caracteriza a Gstep manteve-se, mas ganhou maior vivacidade e outras cores que representam cada uma das quatro áreas de negócio atuais: Data Strategy & Architecture, Data Engineering & Visualization, Artificial Intelligence & Analytics, e Enterprise Performance Management. A tagline foi igualmente alterada para representar a sua proposta de valor: Unleash Data, Ignite AI, Redefine Possibilities.
“As organizações têm e criam hoje mais dados do que nunca. É preciso geri-los, mantê-los sob controlo, e, naturalmente, retirar toda a sua mais-valia através de soluções que façam uso da Inteligência Artificial. Aliando estes dois mundos, pode redefinir-se o alcance das soluções tecnológicas para dimensões nunca antes possíveis de serem exploradas. Do querer IA ao criar valor com IA vai uma grande distância. A nossa experiência permite-nos apoiar os clientes desde a estratégia à definição de casos de uso e implementação, com retorno visível”, destaca Carlos Cardoso.
A Gstep já tem várias soluções de IA em produção em clientes de referência, nomeadamente Assistentes Virtuais, com profissionais treinados e certificados na tecnologia, num histórico de lições aprendidas e consciência do que funciona e não funciona. A amplitude da oferta cobre desde a geração e angariação de dados até ao seu armazenamento, integração, transformação, visualização e fonte de conhecimento, com otimização de processos e governança, e sempre com a IA como pilar central.
“Trabalhamos em dados e analítica avançada desde a nossa fundação em 2012, permitindo-nos ter uma visão no alcance e uma maturidade na entrega distintivas, guiando os clientes ao longo de toda a jornada. Além disso temos metodologias ágeis e equipas peritas em projetos chave-na-mão nas diferentes áreas de atuação e baseamo-nos sempre em tecnologias de vanguarda”, refere Carlos Cardoso.
O novo posicionamento da Gstep traduz-se numa abordagem primordial ao segmento das 100 maiores empresas nacionais, a clientes internacionais com Centros de Excelência em dados e com elevada complexidade de processos e a organismos públicos com ambição de uma boa política de dados.
A Gstep tem como objetivo duplicar a faturação no horizonte de 3 anos, um crescimento alavancando nas suas competências e posicionamento.
“Há anos que atuamos neste mercado e sentimos que estamos no sítio certo, com as pessoas certas, os clientes certos, os parceiros tecnológicos certos, no momento certo para que este objetivo seja alcançável”, avança o Managing Partner.
Nesse sentido, a Gstep vai continuar com as suas academias de formação de jovens talentos nas tecnologias com que trabalha, transferindo o conhecimento das experiências anteriores que, combinadas, potenciarão os resultados pretendidos. Adicionalmente, vai continuar a criar soluções verticais e frameworks que aceleram a implementação de soluções nas áreas de Data & AI, reduzindo o risco para os clientes e aumentando o sucesso dos projetos. Atualmente já existem produtos próprios para a área hospitalar, advocacia, municípios, imobiliário e recursos humanos.
“As parcerias tecnológicas com a Microsoft, Databricks, dbt, SAS, Oracle e IBM estão bem estabelecidas e permitem-nos criar ofertas completas com arquiteturas robustas para clientes que procuram um aliado de confiança para a jornada da IA e que veem na Gstep a credibilidade para fazermos juntos esse caminho”, conclui Carlos Cardoso.