Empresa portuguesa especializada em UX (User Experience) já está presente em 4 continentes, conta com 130 colaboradores, um volume de negócios de €4,7M e quer crescer 20% em 2025. Nova área de consultoria junta-se aos serviços de team augmentation da empresa, passando a fornecer uma oferta completa e com a IA (Inteligência Artificial) como amplificadora da componente humana.
A Hyphen, maior empresa de UX em Portugal com base na faturação e dimensão da equipa, assinala 10 anos de existência com uma nova fase estratégica: a entrada na área de consultoria, a aposta em IA como motor de inovação e a expansão global. Este novo ciclo resulta da separação entre a Hyphen e a Tangível, que durante cerca de oito anos atuaram em conjunto no mercado de UX.
Em 2024, a Hyphen atingiu o maior volume de negócios da sua história, €4,7 milhões, o que representa um crescimento de 27% face ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é manter uma evolução sustentada, também superior a 25%, impulsionada pela ampliação da oferta e da presença no mercado nacional e internacional.
Com escritórios em Lisboa e Porto, conta com um laboratório de testes de usabilidade e clientes de referência em Portugal como Cofidis, EDP, Millennium BCP, Via Verde e Vodafone.
“Comemoramos dez anos com a confiança de sermos líderes de mercado em Portugal e com a ambição de contribuir para o futuro do UX a nível global, criando experiências digitais que simplificam a vida das pessoas e não deixam ninguém de fora”, começa por destacar André Esteves de Carvalho, fundador e CEO da Hyphen.
Atualmente, a empresa conta com 130 profissionais e pretende continuar a aumentar a equipa, com várias vagas em aberto para profissionais de UX, preferencialmente com experiência em IA e na sua interceção com UX.
“O nosso objetivo é resolver qualquer desafio de UX dos nossos clientes, independentemente do modelo de trabalho. Podemos reforçar as suas equipas de produto digital, criar novas ou endereçar projetos concretos, sejam de design, user research ou estratégia, sempre procurando inovar num mercado em constante transformação”, explica André Esteves de Carvalho.
A nova área de consultoria cobre todo o ciclo da experiência do utilizador, desde research qualitativo e quantitativo, service design e testes de usabilidade, até product design, design systems, content design e acessibilidade. Na vertente de UX strategy, a Hyphen apoia as organizações a desenvolver práticas sólidas e escaláveis de design de experiências, através de avaliações de maturidade, estratégias de conteúdo e implementação de DesignOps e ResearchOps.
Relativamente ao papel da IA, André Esteves de Carvalho destaca: “O futuro do UX está a ser marcado pela IA, e queremos liderar essa mudança. Juntamos investigação, design e estratégia com novas tecnologias de IA para alinhar objetivos de negócio com as necessidades das pessoas, criando soluções mais intuitivas, humanas e de impacto. Vemos a IA em duas frentes: como apoio ao trabalho de UX, acelerando investigação, análise e design, e como novo campo de projeto, onde desenhamos experiências para produtos baseados em IA.”
A Hyphen criou um novo departamento de inovação, e já utiliza ferramentas de IA para acelerar tarefas repetitivas e amplificar o impacto dos projetos, por exemplo na análise de grandes volumes de dados de research, geração de hipóteses de design e conteúdo, criação de protótipos e apoio a testes de usabilidade. Estes recursos trazem maior rapidez e precisão, mantendo sempre o foco na interpretação humana, no sentido crítico e empatia das equipas, e na qualidade da experiência final.
Com presença na Europa, Estados Unidos, Brasil e Médio Oriente, a Hyphen prepara-se para reforçar a aposta nestes mercados. Este ano, por exemplo, já patrocinou conferências de referência na área de UX em Amsterdão e Berlim.
A comunidade assume um papel central na atividade da Hyphen, como salienta André Esteves de Carvalho: “Estamos muito próximos da comunidade de profissionais de UX em Portugal, estabelecendo parcerias e apoiando as suas iniciativas regularmente”.
Desde 2022 que a Hyphen organiza meetups para a comunidade em Lisboa e no Porto, onde promove apresentações e debates sobre os tópicos que estão a marcar a área de UX em Portugal e no mundo. Neste momento, está a organizar a 10ª edição do UXpress Yourself, que decorrerá no Porto no dia 2 de outubro e irá focar-se em Acessibilidade Digital, um dos temas mais prementes nas organizações com plataformas digitais.