Intellias desenvolve um guia para aumentar a eficiência das ferramentas de IA na programação

Os engenheiros da Intellias desenvolveram um guia detalhado sobre como usar ferramentas de IA para melhorar a eficiência do processo de desenvolvimento de software.

O Technology Office, uma equipa de engenharia da empresa global de IT Intellias, desenvolveu o “AI Engineering Productivity CookBook”. Este guia foi concebido para ajudar empresas e engenheiros a integrarem eficazmente ferramentas de inteligência artificial nos processos de desenvolvimento, de modo a otimizá-los e a impulsionar a inovação.

O documento baseia-se nos resultados de um estudo detalhado das capacidades das populares ferramentas de IA para melhorar a eficiência do desenvolvimento de software, como o GitHub Copilot Business, Tabnine e Amazon CodeWhisperer. Além disso, os engenheiros da Intellias puderam contar com os resultados do seu próprio projeto-piloto de vários meses para implementar o GitHub AI Copilot.

“O CookBook ajudará os engenheiros a aplicarem todo o potencial das ferramentas de IA no seu trabalho. É uma parte integrante do nosso projeto de implementação, que alcançou excelentes resultados e aumentou significativamente a produtividade dos nossos engenheiros: 65% dos utilizadores relataram um aumento na produtividade do desenvolvimento em mais de 25%”, diz Nikita Postolaki, Head of Excellence na Intellias.

Para as empresas que planeiam implementar ferramentas de IA, este guia ilustrará as possibilidades e os benefícios da codificação com IA para acelerar o desenvolvimento de software. O CookBook também contém informações sobre práticas éticas e abordagens para o uso de ferramentas de IA e aborda questões sobre o seu uso seguro. Uma das seções do guia é dedicada à utilização de assistentes inteligentes pela Intellias em processos de desenvolvimento e outros processos empresariais.

Dada a ampla gama de tópicos abordados no guia, será útil não só para especialistas técnicos, mas também para gestores de produto, analistas de negócios e equipas que desejam usar as capacidades de IA nos seus projetos. Além disso, é um recurso valioso para equipas que procuram desenvolver os seus próprios produtos de IA e para qualquer pessoa envolvida no desenvolvimento de software e inovação, incluindo:

  • Programadores,
  • Engenheiros de automação de testes,
  • Gestores de produto, analistas de negócios,
  • Engenheiros de DevOps, especialmente aqueles que trabalham com stacks de Java, JavaScript e .NET.

Este CookBook fornece o conhecimento necessário para revolucionar o processo de desenvolvimento de software com IA, tornando-o mais rápido, eficiente e económico.

Hoje, a Intellias dá especial atenção ao desenvolvimento e implementação das suas próprias ferramentas de IA. Por exemplo, o IntelliAssistant é uma plataforma para criar e lançar assistentes digitais personalizados e chatbots com suporte de IA, desenvolvida para atender às necessidades específicas da empresa. Permite o lançamento rápido de assistentes digitais e a sua integração em sistemas corporativos através da nuvem, implementando modelos front-end, back-end e LLM, e cria vantagens competitivas com base nos requisitos empresariais.

O IntelliAssistant trabalha com bases de conhecimento corporativas, respondendo a vários pedidos dos especialistas da Intellias, ou seja, serve como um suporte rápido de informações. O nosso plano é usá-lo para integrar novos colegas. Com funcionalidades melhoradas e expandidas, tem todas as hipóteses de se tornar uma parte integrante dos processos confortáveis e eficientes dentro das empresas que procuram aumentar a sua produtividade. Recentemente, o IntelliAssistant foi reconhecido pelos AI Breakthrough Awards como a “Melhor Plataforma de Chatbot” em 2024.