João Cunha Lopes integra equipa PrimeIT como CTO – Chief Technology Officer

Objetivo é melhorar continuamente os sistemas e os processos que suportam o trabalho dos 2360 colaboradores espalhados pelos dez países onde a portuguesa PrimeIT está presente. João Cunha Lopes tem mais de 25 anos de experiência em cargos de TI, a maioria deles em posições de liderança em organizações de grande escala, trazendo uma visão estratégica orientada para a inovação, a eficiência operacional e a excelência na entrega de serviços.

A PrimeIT, consultora portuguesa fundada em 2007 e com presença em 50 cidades do mundo, contratou João Cunha Lopes como Chief Technology Officer (CTO), acumulando também o cargo de Head of Delivery em projetos de Nearshore dadas as suas competências em Desenvolvimento de Software.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e com o Curso Geral de Gestão pela Nova SBE, João Cunha Lopes iniciou a sua carreira no ano 2000 no Banco Santander Totta como Software Engineer. Passou depois pelo Isban em Madrid e, de regresso a Portugal, desempenhou funções na Datacomp e Mailtec, onde permaneceu durante oito anos. Seguiram-se mais de sete anos nos CTT como Head of IT Digital Channels, e dois anos na Mastercard como Software Engineering Director, antes de ingressar na PrimeIT.

Como CTO da PrimeIT, João Cunha Lopes é responsável por definir e executar a estratégia tecnológica da empresa, liderar equipas de engenharia globais e garantir a uniformização de processos em todas as geografias onde a PrimeIT atua. O seu foco está na eficiência operacional, automação, inovação e preparação da empresa para o futuro, assegurando que continua a evoluir, a entregar soluções de excelência e na linha da frente das grandes consultoras do mercado.

“A minha motivação para integrar a PrimeIT está em poder colocar ao serviço de uma organização global e muito dinâmica toda a experiência acumulada em alinhar tecnologia, pessoas e estratégia de negócio. Ao mesmo tempo, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento e mentoria de talento foi um fator decisivo, pois acredito que uma cultura forte de engenharia é a base do progresso sustentável”, destaca João Cunha Lopes.

A criação desta função representa um marco na PrimeIT, que tem vindo a investir na maturidade dos seus processos internos, sistemas de informação e certificações (como é o caso da ISO9001 e ISO27001), reforçando a sua capacidade de resposta às exigências de clientes multinacionais em setores especialmente competitivos e de adaptação às tendências emergentes.

“Em linha com o crescimento da PrimeIT e num ambiente tecnológico cada vez mais complexo, sentimos a necessidade de reforçar a equipa com um perfil sénior e altamente experiente. A contratação do João é estratégica para darmos um salto qualitativo nos nossos sistemas e organização interna, e desta forma garantir que antecipamos as necessidades dos clientes, agilizamos o dia a dia dos nossos colaboradores e mantemos o nível de exigência e qualidade que nos diferencia, afirma Gonçalo Mousinho, Co-CEO da PrimeIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *