Empresa portuguesa especializada em UX (User Experience) nomeou Margarida Fonseca e Pedro Ribeiro como responsáveis do recém-criado departamento de Consultoria. A nova unidade consolida a oferta end-to-end da Hyphen, combinando estratégia, inovação com IA e forte foco em acessibilidade, para apoiar as organizações na criação e evolução de produtos e serviços digitais quer em Portugal quer a nível internacional. Atualmente a empresa conta com uma equipa de mais de 130 colaboradores e tem clientes na Europa, Médio Oriente e EUA.
A Hyphen, maior empresa de UX em Portugal, nomeou Margarida Fonseca e Pedro Ribeiro como líderes do departamento de Consultoria, assumindo a responsabilidade de criar e desenvolver esta área estratégica que cobre todo o ciclo de vida dos produtos e serviços digitais.
Margarida Fonseca conta com mais de 20 anos de experiência profissional, tendo começado o seu percurso como Web Designer e passado por contextos corporate e agências ao longo da sua vasta carreira. Antes de integrar a Hyphen, foi Project Manager na Tangível e Head of Project Management na Isobar.
Pedro Ribeiro iniciou a sua carreira há 17 anos em Web Design e desde então tem desempenhado funções ligadas a UX, gestão de projetos e liderança de equipas multidisciplinares em empresas como a Tangível, Inetum e WyPerformance.
A unidade que agora lideram vem enriquecer a oferta tradicional da Hyphen, outsourcing especializado em UX, permitindo responder a contextos onde os clientes necessitam de intervenção estratégica e impacto mensurável em projetos concretos. A equipa que compõe o departamento transita maioritariamente da Tangível, empresa com a qual a Hyphen partilhou percurso nos últimos anos, trazendo um know-how consolidado e imediatamente operacional.
“A criação do departamento de Consultoria em UX responde à necessidade crescente dos nossos clientes terem acesso a expertise profunda e especializada em experiência do utilizador. Esta área distingue-se pela capacidade de equilibrar de forma consistente as necessidades dos utilizadores com os objetivos de negócio, pela experiência internacional acumulada e por um forte foco em inovação e impacto real”, afirma André Esteves de Carvalho, CEO da Hyphen.
Para Margarida Fonseca, a decisão de aceitar o desafio resulta de uma combinação entre confiança, ambição e vontade de construir:
“Conheço o André Carvalho há 25 anos e reconheço-lhe uma capacidade empreendedora genuína. Criar aqui um departamento de consultoria e projetos é um desafio que me entusiasma porque exige uma mudança de mindset. E liderá-lo com o Pedro torna tudo mais rico: temos estilos e interesses complementares, o que nos permite construir algo melhor do que conseguiríamos individualmente”.
Já Pedro Ribeiro destaca a cultura e a dimensão humana como fatores decisivos:
“A Hyphen diferencia-se pela combinação rara entre ambição, cultura e visão estratégica. Liderar esta área com a Margarida é, por si só, uma motivação enorme. Temos uma forte complementaridade e procuramos refletir essa diversidade na forma como lideramos a equipa, no dia a dia e nos resultados que entregamos”.
O departamento de Consultoria em UX da Hyphen tem como missão coordenar projetos ao longo de todo o ciclo de vida digital, incluindo:
- Research qualitativo e quantitativo, como testes de usabilidade e questionários
- Desenho de jornadas do cliente e service design
- Product design e design systems
- UX writing, linguagem clara e content design
- Estratégia e governação de UX (maturidade, métricas, DesignOps e ResearchOps)
Entre as principais apostas da nova área destacam-se três eixos claros:
Acessibilidade como assinatura – A Hyphen integra acessibilidade de raiz nos projetos. Não como uma auditoria no final, mas como uma forma de pensar design e negócio.
IA como acelerador – Existe a aposta numa UX estratégica capaz de responder à crescente complexidade dos produtos digitais, num contexto em que a Inteligência Artificial está a transformar a forma como são concebidos e utilizados. O objetivo é integrar a IA de forma útil, transparente e centrada nas pessoas, gerando valor real para utilizadores e organizações.
Posicionamento internacional – A nova área pretende reforçar a presença da Hyphen além-fronteiras, através de parcerias, redes internacionais e projetos com maior alcance.
“A Margarida Fonseca e o Pedro Ribeiro são líderes reconhecidos, capazes de equilibrar visão, rigor e pragmatismo. Assumem este desafio acompanhados por uma equipa experiente e coesa, permitindo à Hyphen acelerar a consolidação da Consultoria em UX com maturidade, escala e impacto desde o primeiro momento”, conclui André Carvalho.





