Volkswagen Autoeuropa renova confiança na T-Systems para a gestão dos seus sistemas de controlo de produção e infraestrutura IT em Portugal

O novo contrato para os próximos cinco anos para a manutenção e gestão dos seus sistemas e infraestrutura permite focar no desenvolvimento de novas soluções de logística e produção para adaptar o modelo de fabricação aos novos mercados. A Volkswagen Autoeuropa é uma referência no que toca à inovação em produção e testes de veículos nas últimas décadas. T-Systems tem trabalhado em conjunto com a Volkswagen Autoeuropa ajudando na adoção de cloud na fábrica, assegurando a interoperabilidade das aplicações locais para melhorar a gestão de produção no shopfloor

A Volkswagen Autoeuropa renova a sua confiança na T-Systems como partner tecnológico para manter e gerir o seu ecossistema tecnológico com um modelo de suporte de proximidade nas suas instalações em Portugal, no qual se garante a interoperabilidade de soluções e aplicações diversificadas, com o objetivo de adaptar os modelos de produção às circunstâncias exigidas pelo mercado. A fábrica de produção da reconhecida marca de automóveis representou em 2022, 4% do volume de exportações nacionais, com um volume de produção anual de 231.100 veículos e gerando um volume de vendas de 3.674 milhões de euros. 

A Volkswagen Autoeuropa volta a confiar na T-Systems, devido à eficiência comprovada da sua equipa local em Portugal, no cumprimento dos projetos, proatividade e qualidade do serviço que tem vindo a desenvolver há mais de doze anos. 

O novo contrato amplia por mais cinco anos uma relação estratégica em Portugal para ambas as companhias que dura há mais de doze anos, em que T-Systems tem ajudado na adoção da cloud de produção assegurando a interoperabilidade de aplicações para garantir a melhor gestão de produção da fábrica. Além disso, a Volkswagen Autoeuropa tem sido uma referência no desenvolvimento e implementação de aplicações tecnológicas para aumentar a produtividade da fábrica e reduzir as suas emissões de CO2.

A Volkswagen Autoeuropa é atualmente uma das 100 fábricas de produção em todo o mundo que operam com a plataforma GIMM da T-Systems para o controlo de processos de produção e logística. Foi a primeira a implementar a aplicação Road Test Predictor para reduzir tempo, custos e emissões de COnos testes de estrada dos veículos.

Reduzir tempo, custos e emissões de carbono com a aplicação Road Test Predictor 

Com a participação da T-Systems, a Volkswagen Autoeuropa foi pioneira na implementação da aplicação Road Test Predictor. O principal objetivo, com base num algoritmo de inteligência artificial, é melhorar a confiabilidade da previsão e reduzir o volume de veículos em teste de estrada, mantendo o mesmo nível de qualidade. Após a fase de auditoria de superfície do veículo, é recebida uma confirmação na aplicação se o teste de estrada deve ser realizado. Atualmente já não se realizam 10 por cento dos testes de estrada, facto que contribui para uma significativa redução das emissões de CO2.

A aplicação envia os dados de produção para o cloud DPP em AWS, onde um algoritmo oferece previsões fidedignas sobre o teste de estrada digital. Para o seu funcionamento, a equipa da T-Systems Portugal trabalhou na adaptação e desenvolvimento de interfaces entre os Sistemas de Informação de Produção na fábrica e a cloud AWS. 

Controlo de produção com a suite GIMM

GIMM permite, através de tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial, a deteção antecipada e a previsão de possíveis falhas nos processos de produção, assim como a configuração de novos requisitos de forma ágil, flexível e com redução de custos.

Desenvolvida pela T-Systems Iberia, esta suite facilita a digitalização das empresas industriais através de seus três módulos: LINCS, que sincroniza os sistemas Just in Time e Just in Sequence entre o OEM e o fornecedor; PROCS (MES), que leva a cabo a rastreabilidade e conformidade da produção; STOCS (WH), que integra a gestão de armazém da cadeia de abastecimento (SCM).

GIMM é uma solução fléxivel, escalável e altamente configurável, que conta com interfaces padrão para simplificar a sua implementação, incorporando processo inovadores de picking, e-INK, integrável em sistemas poka-yoke e à prova de erros. Atualmente está disponível na modalidade PaaS na Cloud de Microsoft Azure.

O novo contrato assinado entre Volkswagen Autoeuropa e T-Systems Portugal procura prosseguir com a melhoria contínua dos sistemas tecnológicos da fábrica de Palmela, minimizando os tempos de resposta e garantindo a máxima segurança dos sistemas com o desenvolvimento de novas soluções de logística e produção integradas na plataforma de IT Shopfloor da companhia.