Anturio implementa sistema de controlo de qualidade na Aero Job

Publicado a: 23 Fevereiro, 2018

Categoria: Notícias

Visualizações: 242

Tags:

A Anturio implementou um sistema de controlo de qualidade na Aero Job, um dos principais players nacionais no mercado da aeronáutica. O objetivo era controlar o nível de todos os produtos concebidos na Aero Job e o trabalho realizado pelos colaboradores. Além de permitir controlar a qualidade do trabalho, a solução implementada possibilitou ainda libertar recursos e meios para o desempenho de outras tarefas.

A Aero Job, empresa fundada em 2007 e que se dedica à montagem de subconjuntos e conjuntos de estruturas metálicas de aplicação aeronáutica, necessitava de implementar um sistema de controlo de qualidade que disponibilizasse um meio de rastreio de todos os produtos concebidos na empresa.

Havia também a necessidade de efetuar uma gestão automática da carteira de encomendas, sendo que o sistema teria de estar em conformidade com os requisitos definidos pelas normas EN9100:2016 e ISO9001:2015, assegurando a correção das não conformidades.

Optou-se, além da implementação do sistema de controlo de qualidade, pela adaptação do ERP PHC ao processo de fabrico utilizado na Aerojob e na indústria aeronáutica em geral. Neste sentido, foram implementados diversos módulos PHC: Manufactor, Gestão, Lotes, Qualidade e BPM. A implementação durou cerca de 16 meses e contou com 4 recursos da Aero Job e 2 da Anturio. A solução entrou em funcionamento em abril de 2017 e encontra-se a funcionar em pleno.

As maiores vantagens e benefícios desta implementação passam, essencialmente, por um melhor rastreio dos produtos concebidos na Aero Job, desde a entrada da encomenda até ao seu envio para o cliente. A solução da Anturio permitiu ainda um maior controlo sobre o trabalho realizado por cada um dos colaboradores da Aero Job,
«Possibilitou também dar uma resposta mais rápida aos nossos clientes, nomeadamente ao nível da evolução do produto nos diferentes centros de trabalho por onde este passa», revela Filipe Gomes, CEO da Aero Job. «Desta forma, é possível identificar melhor e mais rapidamente as necessidades do cliente, principalmente no que toca a cumprimento de prazos de entrega», adiciona o responsável.

A implementação do sistema de controlo de qualidade da Anturio permitiu ainda libertar recursos e meios para o desempenho de outras tarefas, que até então estavam alocados ao processo de controlo do produto ao longo de toda a sua fase de montagem.

Além disso, a solução «também beneficiou a gestão do trabalho, uma vez que, atualmente, é possível identificar, de uma forma mais rápida, os centros de trabalho mais sobrecarregados, alocando antecipadamente os meios necessários: controlo de gestão, verificação dos tempos de produção, etc», avança ainda Filipe Gomes.

Números-chave:
• 5 Módulos PHC: Manufactor, Gestão, Lotes, Qualidade e BPM
• 6 recursos envolvidos
• Há 10 meses em funcionamento

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *