Create IT abre Centro de I&D

Publicado a: 14 Janeiro, 2019

Categoria: Notícias

Visualizações: 172

Tags: , , , ,

O novo Centro de Investigação e Desenvolvimento é inaugurado este mês em Évora e tem essencialmente como objetivo criar competências de Machine Learning, Gamification e Analytics para aplicação em soluções cloud destinadas a revendedores e distribuidores de todo o mundo, tornando Portugal uma referência na área.

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos ao negócio, vai abrir este mês um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Évora focado em competências de Machine Learning, Gamification e Analytics para aplicação em soluções cloud.

As novas soluções a desenvolver no Centro serão destinadas a revendedores e distribuidores cloud, nomeadamente:

• Revendedores que se estão a iniciar no negócio de revenda dos serviços dos Cloud Providers (como a Microsoft e a Symantec);
• Revendedores que já iniciaram atividade e querem automatizar a gestão das operações, conhecer melhor o portefólio de clientes e dar-lhes maior valor;
• Revendedores com elevado nível de customização dos seus sistemas e necessidades de integração à medida.
Atualmente, e para este mercado, apenas existem players generalistas com ofertas transversais, e não soluções com capacidades de avaliação e predição. É essa a vantagem-competitiva e a grande aposta do novo Centro de I&D da Create IT. Entre as inovações a serem desenvolvidas, destacam-se:
• Mecanismos que suportem elevadas cargas e escalabilidade, permitindo diminuir drasticamente os tempos de aprovisionamento e de extração e análise dos dados;
• Mecanismos inteligentes de recomendação e simulação com base em Business Analytics, Machine Learning e Big Data, permitindo aos Cloud Providers conhecer melhor os clientes, reagir em antecipação, e ajudá-los na escolha dos serviços mais indicados para o seu cenário (identificar oportunidades de Churn e UpSell com elevados graus de confiança);
• Mecanismos de incentivo à adoção dos serviços com base em Gamification, permitindo aos Cloud Providers ajudar os seus clientes a fazer uma utilização completa dos serviços contratados (medir rapidamente o nível de utilização dos serviços, e incentivar os utilizadores a melhorar o seu nível de adoção).

No que respeita às geografias alvo das novas soluções, no modelo SaaS a abrangência será global, ou seja, destina-se a empresas com operações nos 5 continentes. Já no modelo de Serviços, que tipicamente implica um maior nível de proximidade, a aposta será na Europa Ocidental, nomeadamente Norte da Europa – Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Irlanda.

De acordo com Nuno Guerra, CEO da Create IT, “É com enorme satisfação que damos este importante passo na história da Create IT. Ao longo do tempo, sempre foi nossa intenção acompanhar a dinâmica e evolução quer do mercado em geral quer dos desafios dos nossos clientes em particular. As áreas de Machine Learning, Gamification e Analytics são hoje críticas para quem quer ser competitivo, e são essas mesmo as apostas do nosso novo centro de I&D: aproveitar o enorme potencial do capital humano existente no nosso país para criar produtos inovadores que permitam democratizar o acesso a tecnologias de ponta, focadas em dar o ‘extra-mile’ que as empresas precisam para ser mais eficientes e tomar melhores decisões.”

As competências e soluções previstas para o Centro de I&D serão efetuadas em parceria com a Universidade de Évora e a sede estará localizada nas instalações da EvoraTech. Na base desta escolha estão fatores como:

• Possibilidade de realizar estágios e projetos de fim de curso com alunos da Universidade de Évora;
• Garantia de imersão total da equipa de I&D nos projetos, com um maior foco e especialização da equipa;
• Possibilidade de desenvolver polos de nearshore em Évora para clientes internacionais, para os quais a Universidade de Évora pode assegurar a formação e uma base de recrutamento de mão-de-obra qualificada.

José Calixto – ADRAL

José Calixto, Presidente do Conselho de Administração da ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), salienta que

“O ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica tem conhecido uma crescente dinâmica no Alentejo. Em Évora estamos a acolher iniciativas cada vez mais inovadoras e à escala global, sendo exemplo a instalação da Create IT com um novo centro de investigação a nível internacional, à qual muitas outras se seguirão. É nosso compromisso firme continuar a investir no apoio ao fortalecimento da rede de parcerias estratégicas de base local, e a desenhar novas iniciativas de aceleração no território, que complementem as existentes e que contribuam para a fixação de novas iniciativas de I+I (Investigação e Inovação), maior resiliência e reconhecimento comercial das empresas e que as projetem na transformação digital.”

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *