Create IT assinala 20º aniversário com crescimento superior a 30%

Publicado a: 27 Abril, 2022

Categoria: Notícias

Visualizações: 160

Tags: , ,

Tecnológica nacional pretende contratar mais de duas dezenas de talentos especializados em 2022, chegando ao marco dos 100 colaboradores. Produtos estrela da companhia já servem clientes finais em 23 geografias.

No ano que comemora o 20º aniversário, a Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos no suporte ao negócio, atingiu um volume de negócios de 3,5 milhões de euros o que representa um crescimento superior a 30%. Para 2022, as previsões apontam para uma taxa no mesmo nível e a contratação de duas dezenas de novos talentos especializados.

“O ano 2021 correu muito bem à Create IT, sobretudo nas áreas de e-commerce, e-banking, modernização e integração aplicacional e transformação digital. Estes cenários são cada vez mais realizados em modelos de colaboração estratégica e de longo prazo com os clientes, com a criação de equipas dedicadas focadas em soluções tecnológicas para áreas core de empresas como a Sonae, Worten, Banco BPI, Luz Saúde, entre muitas outras”, revela Nuno Miguel Guerra, CEO da Create IT.

Também os produtos estrela desenvolvidos pela empresa – CloudCockpit (plataforma de gestão para Cloud Solution Providers Microsoft) e DiggSpace (plataforma de digital workplace pronta a usar) – registaram um crescimento significativo, com o volume de negócios do CloudCockpit a crescer 38% e a triplicar o valor obtido há apenas três anos. Atualmente, cerca de 85% da receita é proveniente do negócio além-fronteiras.

Estes níveis de crescimento verificaram-se não apenas em clientes nacionais, mas também internacionais, onde, por exemplo, a Create IT iniciou relação com um grupo segurador de referência a nível mundial – o Grupo Axa, criando uma equipa dedicada que presta serviços de elevado valor acrescentado a nível global.

“Interessante foi também o facto de todo este trabalho ter acontecido em paralelo com os desafios inerentes à pandemia, em 3 dimensões principais: a prioridade na segurança das pessoas, o apoio à comunidade (com o Movimento Mais Próximo e a Iniciativa Aconchegar) e o foco na eficácia das equipas junto dos clientes. Conseguimos ajudar a reinventar e alavancar o negócio das empresas, e contribuímos para a sociedade da forma mais ambiciosa que alguma vez realizámos. Não há melhor forma de celebrar os 20 anos da Create”, salienta Nuno Miguel Guerra.

A expectativa para 2022 é voltar a atingir um crescimento na mesma ordem, quer em termos de serviços quer de produtos. Nas áreas de serviços, e com o forte envolvimento em iniciativas de transformação digital de grandes clientes nos setores financeiro, de retalho e da saúde, conta reforçar as equipas e aumentar a presença no mercado, agilizando a operação dos clientes e ajudando-os a crescer. Na área dos produtos SaaS, pretende reforçar a presença internacional do CloudCockpit, aumentando o número de grandes distribuidores e Cloud Solution Providers Microsoft que utilizam o produto para escalar o negócio de forma cada vez mais fácil. Em relação ao Diggspace, pretende ampliar a penetração no mercado empresarial, simplificando ainda mais a colaboração e a comunicação interna em qualquer modelo de trabalho.

20 anos de crescimento

No ano em que celebra o 20º aniversário, a Create IT aposta em manter o clima familiar, união e sentimento de pertença de quando tinha 10 colaboradores, quando está perto de atingir os 100. “O espírito de mantermos as pessoas em primeiro lugar, como a parte mais preciosa da nossa existência, respeitando os seus valores, ritmos e necessidades, está presente desde a criação da empresa. Felizmente, no ano em que celebramos 20 anos, foi possível juntar toda a equipa no maior encontro Create já realizado, tendo toda a equipa tido a oportunidade de estar 4 dias junta nos Açores. Foi excelente reencontrar algumas pessoas fisicamente quase dois anos depois de se ter iniciado a pandemia”, conta Nuno Miguel Guerra.

Em 20 anos de existência, o responsável máximo da Create IT destaca como projetos mais emblemáticos e inovadores a rede social do World Economic Forum, a plataforma de serviços pós-venda da Worten Mobile, o Portal de Comércio Internacional da Sonae, o Sistema de Gestão de Limites de Exposição do Banco BPI, os Portais de E-Commerce do Grupo Pestana, Continente Online, Wells Online, Worten Online e o BPI Net e BPI Net Empresas.

A Create IT é a única empresa na Europa reconhecida por três vezes pela comunidade como vencedora nos European SharePoint Community Awards. Já foi também premiada como “Partner Ambassador of the Year” pela Microsoft Portugal e parceiro do ano na categoria “Solution Partner of the Year” em Portugal por duas vezes.

Relativamente à evolução da equipa, Nuno Miguel Guerra, diz que “À semelhança do que aconteceu em 2021, em que mais de 40% das pessoas que contratámos tinham mais de 30 anos, também este ano apostaremos em reforçar a equipa não apenas com elementos mais jovens mas também com pessoas com elevados níveis de senioridade que pretendem estar numa empresa focada na excelência e na aprendizagem contínua. Manteremos ainda assim a articulação e envolvimento com as faculdades no sentido de continuarmos a atrair os melhores alunos para trabalharem connosco, proporcionando-lhe um espaço onde podem desenvolver a sua atividade académica de forma acompanhada e focada no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.”

Responsabilidade social no ADN

A responsabilidade social tem sido um grande foco da Create IT ao longo dos anos e Nuno Miguel Guerra explica como e porquê: “O nosso claim “Innovating Life” refere-se à vida de todas as pessoas que tocamos a cada dia através dos produtos e projetos que desenvolvemos com os clientes. A responsabilidade social é a extensão natural deste propósito, ajudando a comunidade da melhor forma. Isso pode passar por mobilizar mais de 1 tonelada de Arroz para o Banco Alimentar, ajudar a reflorestar o Vale de Marvila em Lisboa, apoiar o concelho de Oliveira do Hospital por altura dos grandes fogos de 2017, apoiar centenas de lares de idosos com a doação de oxímetros e a disponibilização de uma aplicação gratuita para monitorização de sintomas ou envolvendo-nos pessoalmente na comunidade em iniciativas como a Aconchegar que, com o apoio da Fundação São João de Deus e da IAMCP Portugal, mobilizou a sociedade civil no pico da 4ª vaga de Covid em Portugal, garantindo a entrega de cerca de três centenas de camas em hospitais e instituições de 19 distritos. Atualmente, passa naturalmente por nos envolvermos e colaborarmos com iniciativas como a Solidarybed, a WeHelpUkrain e diversas outras a nível nacional e internacional que apoiam a Ucrânia e os refugiados resultantes desta guerra que todos esperamos ver terminar rapidamente”.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.