Gfi adquire IECISA, subsidiária de TI do El Corte Inglés

O Grupo Gfi entra numa nova fase estratégica com a integração da espanhola Informática El Corte Inglés (IECISA) para criar um importante líder tecnológico europeu e fortalecer o seu posicionamento na Península Ibérica e na América Latina.

A Gfi anunciou, hoje, a conclusão do acordo para aquisição da Informática El Corte Inglés (IECISA), após ter obtido o aval de todas as autoridades da concorrência relevantes. A aquisição da empresa espanhola IECISA, uma subsidiária do gigante grupo retalhista El Corte Inglés, impulsiona uma nova fase na estratégia de crescimento global que o Grupo lidera há vários anos.

De acordo com Vincent Rouaix, CEO do Grupo Gfi, “a aquisição deste ativo estratégico, no meio da atual crise sanitária, confirma a relevância e a complementaridade do nosso negócio em termos de competências e experiência. Demonstra também a confiança que temos no futuro, num mundo transformado onde se espera que a tecnologia digital cresça drasticamente, e nos benefícios após a recuperação da crise. Gostaria de dar as boas-vindas a todos os profissionais da IECISA ao Grupo Gfi. Vamos trabalhar em conjunto para iniciarmos, o mais rapidamente possível, o processo de integração operacional, de modo a ativarmos todas as nossas sinergias complementares”.

Após 10 anos de crescimento orgânico e de sucessivas aquisições que culminam nesta compra, a Gfi alcança agora uma nova dimensão. O Grupo fortalece, assim, a sua posição entre as principais empresas de serviços de TI da Europa, África e América Latina, com um volume de negócios de 2,3 mil milhões de euros em 2019 (proforma), dos quais 60% serão gerados no mercado internacional.

Toda a experiência, serviços e soluções que a IECISA desenvolveu, integrarão agora o portfólio agregado da Gfi e poderão ser impulsionados onde quer que o Grupo esteja presente.

A aquisição da IECISA ampliará a oferta de soluções e de serviços de consultoria do Grupo Gfi, fortalecendo, consideravelmente, a sua competência em serviços digitais em setores como o Retalho, Transportes, Administração Pública, Smart Cities, Seguros, Saúde, etc.

A IECISA traz também a sua experiência multissetorial em outras áreas-chave, como a Indústria 4.0, a Cibersegurança, o Intelligent Workplace e o ERP (SAP), com o objetivo partilhado de assessorar e apoiar as empresas na sua transformação digital.

Esta integração, que encerra o programa de desenvolvimento Boost2020 da Gfi, impulsiona o Grupo para uma nova dinâmica, mantendo a sua especificidade como player industrial, determinado em estar próximo dos seus clientes, oferecendo-lhes o melhor da sua experiência e o suporte para a transformação através das suas inovações.

Vincent Rouaix explica: “É um passo importante que confirma a eficácia das nossas escolhas estratégicas para chegarmos o mais próximo possível dos nossos clientes, em qualquer parte do Mundo, e ajudá-los a transformar a sua evolução digital num fator de resiliência, sucesso e crescimento, enquanto abre caminho para um novo ambicioso plano estratégico. Sei que posso contar com os talentos combinados dos experientes profissionais da IECISA e da Gfi para tornar este projeto corporativo num êxito. A integração das equipas e soluções da IECISA traz-nos excecionais oportunidades de crescimento: Nós partilhamos uma visão do negócio baseada nos valores da inovação, trabalho em equipa e no forte compromisso com os clientes”.

Números-chave: Com esta grande aquisição, o Grupo alcançará um volume de negócios de 2,3 mil milhões de euros em 2019 (proforma), dos quais 60% serão gerados no mercado internacional, além de 27.000 colaboradores e consultores em 26 países, tornando a Gfi uma empresa de referência em serviços de TI na Europa e no Mundo. Estas perspetivas de crescimento tomarão a forma de novas oportunidades de emprego: a Gfi está a preparar-se para recrutar 4 000 pessoas, em todo o Mundo, em 2020.

Veja aqui mais notícias do Falando TI.