Home Office

Publicado a: 26 Outubro, 2015

Categoria: Gestão

Visualizações: 1112

Tags: , ,

O mundo corporativo estabelece algumas regras e padrões burocráticos herdados de outros tempos. Mas todos nós sabemos que certos padrões não conseguem ser sustentados, levando em consideração a necessidade de adaptação que o mundo moderno exige.

No início, quando o mundo estava inclinando à utilização do regime Home Office, a exigência em aderir a esta prática partia dos funcionários; hoje em dia, você enxerga um número grande de empresas que necessitam profissionais com o perfil que atenda aos requisitos de um trabalho neste regime.

Não é tão simples encontrar pessoas que estejam aptos a trabalhar neste formato, pois se trata de uma grande quebra de paradigma. A maioria deles acha que quem trabalha em casa possui uma vida corporativa facilitada. É um grande mito! Exige atenção e disciplina redobrada. Algumas características devem estar inerentes ao perfil de um profissional de Home Office: espírito empreendedor, motivação, disciplina e, principalmente, a confiança da instituição a qual faz parte. Este regime possui alguns benefícios, os quais precisam ser utilizados a seu favor. Se a pessoa não souber utilizá-los de forma adequada, traz prejuízo para empresa e para si. Roberto Andrade, Service Delivery Managament da SoftwareONE Brazil, explica sobre a motivação necessária para o desempenho de um bom trabalho neste regime: “Trabalhar em home office exige espírito empreendedor, foco e compromisso além das expectativas convencionais. É para pessoas que não dependem de um contexto ou ambiente que os motive a serem produtivos”.

Trabalho em um escritório alocado em residência há quase cinco anos. Neste tempo, passei por uma multinacional, uma empresa local e, hoje em dia, minha própria empresa. O trabalho exercido é totalmente diferente do que imaginei antes de iniciar esta jornada, porém, por interesse próprio, me adaptei rapidamente. Hoje em dia eu posso dizer que o bem estar está diretamente ligado à motivação, como consequência, traz produtividade, portanto, aprendi a utilizar os recursos oferecidos neste regime para potencializar o meu trabalho e trazer os resultados necessários.

A empresa global Trend Micro, a qual eu representei durante um tempo, investe boa parte de seus esforços em maximizar o bem estar dos seus funcionários e revendas, pois acredita que isso ajuda a aumentar a produtividade do profissional, como consequência, ter os objetivos alcançados. “Um funcionário motivado, traz resultados”, informa Thiago Ramos, Regional Account Manager da Trend Micro no Brasil.

Sobre o que foi dito por Roberto Andrade e Thiago Ramos, eu assino embaixo. Para uma experiência Home Office de sucesso, se desprender de alguns padrões para se adaptar a este tipo de trabalho é fundamental, mas também,  algo tão importante, é saber equilibrar a vida pessoal e a profissional, já que elas estarão totalmente correlacionadas neste regime de trabalho.

Victor Mansur
Business & Partners Development Manager
LinkedIn | Victor MansurBiografia Completa
Leia mais artigos deste autor.

 

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *