O que é SEO e por que as empresas de tecnologia devem fazer agora mesmo

Publicado a: 21 Novembro, 2018

Categoria: Marketing

Visualizações: 76

Tags: , , , , ,

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca – é um processo focado em realizar melhorias contínuas no website e no blog das empresas, para que eles sejam mais facilmente encontrados pelas ferramentas de busca, como o Google ou Bing, por exemplo.

O SEO é uma estratégia de marketing digital que deve ser realizada por todas empresas de tecnologia da informação, para que seus prospects e suas personas encontrem facilmente suas soluções de tecnologia ao fazerem uma busca na web. E adivinhem! A maioria não faz esse processo e não sabe nem por onde começar.

Pensando nisso, optei por escreve esse artigo, pois em minhas várias conversas com os executivos de empresas de tecnologia, e também com os executivos de marketing do segmento de TI, tenho percebido que o SEO é um assunto que sempre é questionado, mas pouco conhecido e aplicado pelas empresas de tecnologia.

Como é o processo de busca do Google?

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google sobre um determinado assunto relacionado a tecnologia da informação, utilizando um computador ou um dispositivo móvel, essa pessoa digitará uma pergunta ou um termo, que é chamado de palavra-chave. Ao lançar a palavra-chave, essa pessoa terá uma resposta imediata do Google com uma grande variedade de websites e links com conteúdo relacionado ao tema pesquisado e com as possíveis respostas para o questionamento.

Usar o Google para buscar a resposta para algo que se procura faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Muitas decisões de compras são feitas nesse processo de busca na web, e é por isso que as empresas de tecnologia da informação querem estar na primeira posição quando a persona faz uma pesquisa sobre algum tema associado à solução de TI que oferecem.

Estar na primeira posição não é tarefa fácil. Exige muito esforço, tempo, dedicação, profissionais capacitados e muito conteúdo de qualidade e relevante.

Fazer uma busca no Google, todos nós sabemos como fazer, e sabemos que teremos respostas imediatas. A grande dúvida que surge é: Como o Google rastreia todos os websites e define qual aparecerá nos resultados de busca?

Como o Google trabalha para encontrar o seu website e apresentá-lo como resultado de uma determinada pesquisa?

Quando você faz uma pesquisa na web, os robôs do Google, chamados de Googlebots, fazem uma busca nos índices (urls indexadas pelo Google) e definem quais resultados são mais relevantes e devem ser disponibilizados para responder sua pergunta. Durante esse processo, três itens são avaliados pelos motores de busca para chegar no website e no resultado:

1 – Rastreamento

2 – Indexação

3 – Publicação

O rastreamento (crawl em inglês) é o processo de busca, com base em algoritmos, realizado pelos motores do Google para encontrar novas páginas de conteúdo e páginas atualizadas, com base na URL, links, sitemaps e outros parâmetros.

A indexação é um grande índice do Google que armazena todas as páginas rastreadas na web em um único local. Para indexar uma página, o Google rastreia, lê e reconhece o conteúdo e então adiciona ao índice (normalmente as pessoas dizem: o Google indexou essa ou aquela página).

A publicação dos resultados é apresentada pelo Google após a consulta que é realizada pelos robôs, pesquisando o índice das páginas (indexação) e a relevância de cada página. O conteúdo produzido para um website deve ser criado com muita qualidade e sempre deve ser idealizado com foco nas personas. Isso é essencial para ter uma boa qualificação e posicionamento nos resultados. A quantidade de links direcionados para o website da sua empresa de tecnologia da informação também ajuda bastante na classificação da sua página.

O PageRank, mede a importância de uma página, seguindo como base a quantidade e a qualidade dos links de outras páginas apontados para ela. Mesmo listando o conteúdo e o PageRank como itens importantes para aparecer no topo das buscas, temos que deixar claro que o Google utiliza mais de 150 fatores para determinar a importância de uma página, por isso conhecer de SEO é essencial para que sua empresa de Tecnologia da Informação seja encontrada antes do seu concorrente pelo seu futuro cliente.

Como aumentar as chances do website da minha empresa de tecnologia da informação aparecer nos primeiros resultados de pesquisa no Google?

Para fazer um trabalho de otimização do website da sua empresa de tecnologia, é necessário dedicar tempo e estudo para obter bons resultados. Listamos algumas atividades que são essenciais para aumentar as chances de criar relevância do seu website:

  1. Crie conteúdo pensando nas personas da sua empresa de TI. Esse é um dos principais fatores para melhorar o desempenho do seu website. Conteúdo relevante, de qualidade e estruturado é reconhecido por qualquer leitor e com certeza terá uma maior chance de gerar mais compartilhamentos e indicações de acesso.
  2. Tenha um mapa do seu website. O sitemap é uma grande ajuda para as ferramentas de busca entenderem a estrutura do seu website. O sitemap da sua empresa deve ser criado preferencialmente em um arquivo XML, e deve ser disponibilizado no servidor, na mesma subpasta das URLs nele indicados.
  3. Faça uma análise do título de cada página e veja se estão coerentes com o conteúdo que cada página oferece.
  4. Avalie se a estrutura e hierarquia do website da sua empresa de tecnologia da informação foi montado de forma lógica e clara para o acesso às informações. Todo website deve ser criado pensando na experiência do usuário (UX).
  5. Adicione a sua empresa ao Google My Business, para que a sua empresa também apareça por pesquisas de localização.
  6. Faça uma leitura cuidadosa no seu website e perceba se o conteúdo foi criado com base nas palavras-chave que serão buscadas pelo público de interesse da sua empresa nas ferramentas de busca.
  7. Ao publicar imagens no website, garanta que o recurso Atributo ALT seja utilizado para descrever o conteúdo daquela imagem. A pesquisa por imagem tem crescido bastante nas ferramentas de busca.
  8. Teste todas as páginas para checar se os links estão direcionando para a página correta.
  9. Garanta que o seu website tenha um rápido tempo de carregamento.
  10. Desenvolva o website para ser bem exibido em todos os tipos de navegadores.
  11. Desenvolva o website para que ele seja otimizado para todos os tipos de dispositivos -computadores, tablets, smartphones.
  12. Mantenha as conexões do seu website seguras com HTTPS. Essa é uma prática recomendada para a comunicação na web criptografar as interações entre os usuários e o website da sua empresa da tecnologia da informação.

Esses são apenas alguns dos itens que se deve levar em consideração para uma estratégia de SEO, lembrando que conteúdo relevante e desenvolvido com o interesse em ajudar o usuário é a chave de qualquer estratégia de atração de leads para o seu website ou blog.

Para criar uma estratégia de SEO conte com um profissional especializado ou uma agência de marketing que conheça sobre o mercado de tecnologia da informação e sobre o comportamento dos compradores B2B.

A sua empresa de tecnologia da informação já desenvolve um bom trabalho de SEO? Se sim, quais são as melhores práticas aplicadas que fizeram diferença para a otimização do website ou do blog? Compartilhe conosco!

Alexandre Souza
Diretor Executivo da OUTMarketing Brasil
LinkedIn | Alexandre SouzaTwitter | Alexandre SouzaBiografia Completa
Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
5Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *