Evento junta no Porto especialistas de várias áreas para criar soluções concretas para problemas locais ou até globais. Edições anteriores deram origem a projetos pioneiros como uma rede social para introvertidos, um parque de diversões para detox de tecnologia ou uma aplicação para combater o isolamento social.
A edição de 2025 da Global Service Jam decorre de 21 a 23 de fevereiro, na UPTEC Asprela, na cidade do Porto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site jamporto.org. O bilhete custa 25€.
A Global Service Jam é um conjunto de eventos que se realizam por todo o mundo nos mesmos dias. Esta iniciativa global pretende, por um lado, juntar pessoas com experiências e conhecimentos diversos e, por outro, ser muito prática, com o objetivo de resolver problemas reais da sociedade.
Trata-se de um momento de troca de ideias, de cocriação e de resolução de problemas sociais, em que os participantes de cada cidade se focam na resolução de problemas da sua realidade local ou outros com alcance global.
A Global Service Jam é, na sua essência, um evento mundial, sem fins lucrativos, organizado por entusiastas do Design de Serviços em várias cidades do mundo, em simultâneo. O objetivo é disseminar a importância da experimentação, do foco nos utilizadores e da criatividade na procura de soluções inovadoras. Para os participantes, o maior benefício deste evento é, através da aprendizagem destes conceitos, ganhar ferramentas para ajudar a criar um mundo melhor.
O tema que vai dar origem aos projetos é apenas anunciado no dia do evento e é transmitido globalmente, a todas as Jam do mundo, em simultâneo. Pretende-se que seja o mais aberto possível, para que os participantes possam colocar a sua criatividade ao serviço de soluções diversas. Por vezes, pode ser uma imagem, um som ou um pequeno vídeo.
Como o nome do evento sugere, pretende-se que estas soluções sejam um serviço, que pode ser digital, analógico ou uma combinação dos dois.
Algumas das soluções criadas em eventos anteriores foram: uma rede social para introvertidos, um parque de diversões para detox de tecnologia, uma aplicação para lutar contra o isolamento social e um marketplace de serviços em horários fora do comum. Aquilo que se pretende, acima de tudo, é que sejam feitas reflexões sobre temas importantes da sociedade e que se discutam formas criativas de os solucionar.
Enquanto um dos principais patrocinadores do evento, a Tangível vai ajudar os participantes a perceber como aplicar as técnicas de Service Design na prática, partilhando alguns dos projetos em que tem trabalhado nos últimos anos, e dar mentoria, durante os dois dias da iniciativa. Vai ainda apoiar a organização com todos os materiais necessários para os participantes debaterem e organizarem as suas ideias e criarem os protótipos que lhes dão vida.