Plataforma de business intelligence da KSTK agiliza gestão e tomada de decisão da IP Telecom

Publicado a: 12 Dezembro, 2017

Categoria: Notícias

Visualizações: 389

Tags: ,

A KSTK, empresa portuguesa de Serviços de Consultoria e Plataformas de Software de Análise da Performance e Suporte à Decisão Estratégica e Operacional, implementou com sucesso a sua plataforma ‘Business Performance Analytics’ na IP Telecom, operador de telecomunicações e de serviços de Data Center e Cloud Computing pertencente ao Grupo Infraestruturas de Portugal S.A.

Para prestar o serviço de excelência que preconiza e crescer num mercado tão competitivo como este, a IPT tinha a necessidade objetiva de implementar um sistema que permitisse medir e controlar num tempo próximo do real o desempenho do negócio, com base num modelo otimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão.

Até então, os processos de controlo de gestão estavam baseados em informação produzida manualmente a partir de extrações de sistemas e manipulação de ficheiros, o que se revelava insuficiente, moroso e ineficaz, além de tornar muito difícil a obtenção de informação detalhada e de diferentes perspetivas sobre os resultados de produtos e serviços, projetos e clientes, entre outras.

“Na IP Telecom temos por política apoiar os nossos clientes, quer no mercado quer nos seus próprios processos, sempre que se detete valor acrescentado na eficiência interna. Como empresa de referência em Business Intelligence na nossa infraestrutura de Cloud Solutions, o reconhecimento da mais valia e da experiência dos consultores da KSTK – Knowledge Support Lda, aliada às soluções tecnológicas disponibilizadas, revelaram-se cruciais na sua seleção para avançar com este projeto”, salienta Rui Ribeiro, diretor geral da IP Telecom.

O projeto teve início com os serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK para, em conjunto com uma equipa de controlo de negócio da IPT, redefinir o modelo de gestão de performance da empresa no que respeita aos resultados e margens de negócio por produto e por cliente, considerando novas abordagens de gestão de naturezas e categorias de custo inerentes.

Com base no modelo de gestão de performance definido, a KSTK implementou então a sua plataforma de Business Intelligence – Business Performance Analytics – para centralizar e facilitar a gestão da performance e a tomada de decisão nos vários domínios da cadeia de valor da IP Telecom.

A implementação foi assegurada por uma equipa de consultores de gestão de negócio e de Business Intelligence da KSTK e por membros da equipa de controlo de gestão da IPT, com a coordenação direta do seu Diretor Geral, envolvendo 8 pessoas no total. O projeto teve a duração de 12 semanas e foi integralmente cumprido neste espaço de tempo, dada a elevada experiência dos participantes, a sua forte motivação para o projeto, a disponibilidade dos dados necessários e a qualidade da plataforma de software da KSTK.

«A ligação entre a solução tecnológica Business Performance Analytics da KSTK e o contexto do modelo de gestão de desempenho do negócio da IPT é total, uma vez que representam as duas componentes fundamentais do modelo de informação de gestão de negócio da empresa. A forte dinâmica de adaptação e mudança associada a estes modelos e à realidade da gestão requerem soluções flexíveis, permanentemente ajustáveis e alinhadas com os processos de gestão de negócio», revela Rui Ribeiro.

Com a implementação da plataforma de Business Intelligence da KTSK, a IP Telecom passou a dispor de uma visão total da performance do negócio (mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, 1000 contratos e 10 famílias de produtos), com a disponibilização de informação fiável, coerente e atempada, que serve de suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado.

Por outro lado, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos, como nomeadamente formas de otimização de receitas e custos associados a clientes, famílias de produto e produtos, e definição de metas a alcançar pelas equipas comerciais e de suporte.

Por fim, possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base completa e sempre atualizada, a partir dos sistemas existentes.

Para além da qualidade da própria solução tecnológica, entre os pontos fortes do trabalho da KSTK, o diretorgeral da IP Telecom salienta «o apoio de consultoria da KTSK na estruturação de modelos de gestão, uma tarefa essencial para o sucesso deste tipo de projeto».

«Os planos futuros passam agora pela evolução da plataforma, para que sirva de dashboard de controlo de indicadores de gestão, garantindo um acompanhamento online dos vários objetivos, que versam essencialmente a maximização de receitas, o aumento da qualidade de serviço ao cliente e a melhoria da eficiência organizacional, cruzando com o cumprimento de orçamentos e projetos. Adicionalmente, pretende reforçar-se a componente de avaliação de cenários e perspetivas de forecast», conclui Rui Ribeiro.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *