INOVFLOW implementa ERP e PRIMAVERA Construction na Tecniarte para centralizar, controlar e otimizar processos

Publicado a: 1 Junho, 2018

Categoria: Notícias

Visualizações: 133

Tags: , , ,

A INOVFLOW, tecnológica portuguesa focada na implementação de soluções que otimizam processos de negócio, foi selecionada para implementar o ERP PRIMAVERA e o PRIMAVERA Construction na Tecniarte, empresa portuguesa focada na execução de projetos e obras de construção civil e reabilitação urbana com mais de 30 anos no mercado e uma faturação anual de 14 milhões de euros.

Com este projeto, a Tecnicarte conseguiu uma desmaterialização e unificação de processos; uma gestão, planeamento, execução e controlo integrado dos projetos e obras, e uma maior eficiência e rentabilidade das operações.

De acordo com Paula Reis, Diretora Geral da Tecniarte, “Estamos muito satisfeitos com a escolha que fizemos, quer em termos de software quer em termos de parceiro tecnológico. A INOVFLOW entendeu perfeitamente os desafios complexos que tínhamos e adotou uma atitude de consultoria desde o início, com um grande foco na forma como a tecnologia podia responder e estar totalmente alinhada com o nosso negócio. Ganhámos uma agilidade sem precedentes na forma como operamos e isso reflete-se na satisfação da equipa e dos clientes – os nossos principais focos de atenção”.

O Desafio

A Tecniarte necessitava de um ERP que agregasse todos os processos críticos ao seu negócio, nomeadamente um módulo próprio para o setor da construção. A empresa pertencia a um grupo que usava ferramentas Navision, mas quando saiu e se tornou autónoma precisava de implementar uma nova plataforma de raiz que estivesse preparada para endereçar as necessidades específicas da sua área de atuação, nomeadamente no que respeita à gestão, planeamento, execução e controlo de obras. De facto, projetos longos, complexos, com múltiplos intervenientes e listas extensas de materiais tornam este setor muito sujeito a derrapagens. Um controlo rigoroso do tempo de execução e dos custos é essencial e a base para automatizar, integrar e otimizar processos através de uma plataforma tecnológica única.

A Solução

Depois de analisar as várias opções existentes, a escolha recaiu no ERP e PRIMAVERA Construction pela sua abrangência e resposta aos requisitos exclusivos do setor, e na INOVFLOW pela sua experiência e competências quer em termos de software PRIMAVERA quer em termos de projetos anteriores bem-sucedidos na área da construção.

A implementação permitiu integrar numa plataforma única todos os processos operacionais, administrativos e financeiros críticos ao negócio da Tecniarte, incluindo os módulos construção, logística, financeiro, imobilizado, recursos humanos e office extensions (para reporting).

No que respeita ao âmbito da construção, com o PRIMAVERA Construction, a Tecniarte tem agora uma solução que otimiza toda a gestão das obras através de fluxos automáticos de informação que simplificam os processos e aceleram as operações – desde a resposta a concursos, passando pela negociação, adjudicação, orçamentação, planeamento, execução e controlo, até à análise da rentabilidade.

O projeto abarcou também a integração de aplicações desenvolvidas fora do ERP PRIMAVERA, assegurando uma visão global e totalmente integrada da informação existente.

Com uma duração de 4 meses, a implementação envolveu dois consultores da INOVFLOW e dois gestores de projeto da Tecniarte. A participação da INOVFLOW foi muito além da parametrização do ERP PRIMAVERA:

  • Consultoria e diagnóstico detalhado dos processos e fluxos de informação;
  • Desenho da solução, adaptando as diversas componentes às especificidades da Tecniarte;
  • Instalação e preparação das ferramentas necessárias à implementação do projeto;
  • Parametrização e configuração do PRIMAVERA;
  • Criação, testes e validação contínua dos processos implementados para garantir que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores;
  • Formação, suporte ao arranque e entrada em produção;
  • Acompanhamento e melhoria contínua.

Resultados

A grande vantagem deste projeto foi permitir à Tecniarte dispor de um ERP completo que integra todos os processos críticos à sua atividade e que lhe permite diminuir a complexidade e reforçar a rentabilidade das suas operações. Os ganhos são claros:

  • Gestão global e integrada das obras
  • Rapidez e segurança no processo de orçamentação
  • Celeridade na gestão de concursos
  • Agilidade na adjudicação de propostas e gestão de subempreitadas
  • Maior eficiência dos aprovisionamentos
  • Rigor no planeamento, execução e controlo das obras
  • Acesso à informação a partir de qualquer lugar
  • Assertividade no cumprimento das obrigações legais e fiscais
  • Simplicidade de gestão do capital humano
  • Solidez na gestão financeira
  • Informação de apoio à tomada de decisão
Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *