Create IT implementa intranet para centralizar e agilizar comunicação interna no Grupo Fidelidade

Publicado a: 22 Janeiro, 2018

Categoria: Notícias

Visualizações: 304

Tags:

A nova plataforma está disponível para os mais de 5 mil colaboradores e agentes do Grupo Fidelidade e funciona como porta única de entrada para aceder a informação útil e funcionalidades essenciais para o trabalho diário em todas as empresas do Grupo.

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, foi selecionada pela Fidelidade para a implementação de uma intranet que funciona como porta de entrada única para as 8 empresas do Grupo, e apresenta agora o âmbito e os primeiros resultados do projeto.

Desafio

A Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal, tanto no ramo vida como não vida, dispondo de mais de 8.000 agentes. A sua estratégia de expansão e internacionalização abrange já Espanha, França, Luxemburgo, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macau. Com mais de 3.600 colaboradores e o desafio de uni-los à volta do Ser Fidelidade (Be Fidelidade), a Fidelidade pretendia criar uma porta única de entrada nas intranets do Grupo, com o objetivo de melhorar a comunicação e reforçar o sentimento de pertença de cada pessoa que integra o Grupo (colaboradores, prestadores de serviço, estagiários e outros vínculos similares).
Surgiu assim a necessidade de se criar uma plataforma de comunicação interna que fosse não só um veículo de desenvolvimento cultural do Grupo, mas também um instrumento de trabalho e uma ferramenta útil para a partilha de informação essencial ao negócio das diversas empresas: Multicare, Via Directa, Universal Seguros, DIN (Garantia, Fidelidade Moçambique e Macau) e Gente com Ideias (programa de Responsabilidade Social).
A Create IT surge no projeto por recomendação da By, a empresa de design contratada pela Fidelidade. «Ao longo do projeto fomos construindo uma relação de confiança, muito apoiada no espírito de equipa e partilha da nossa experiência na implementação de outras intranets e projetos. Deixámos de ser equipas autónomas, e passámos a ser uma equipa única com membros da Create IT, By e Fidelidade», destaca Sara Oliveira, responsável pelo projeto na Create IT.

Solução

Para responder com sucesso às necessidades da Fidelidade, a solução passou pelo desenvolvimento e implementação de uma intranet «chapéu» em SharePoint como porta de entrada para todas as intranets do Grupo. Esta intranet é muito focada na comunicação, na disponibilização de informação para todos e na partilha de funcionalidades úteis aos colaboradores, com especial destaque para o Perfil de Utilizador e Portal de Colaborador.
De acordo com Teresa Ramalho, Responsável de Comunicação Interna da Fidelidade, «A Intranet Be Fidelidade tem como principal foco as pessoas, unir todos os colaboradores num só portal onde comunicamos notícias transversais às empresas do Grupo Fidelidade, onde os colaboradores têm o seu Perfil interagindo uns com os outros, facilitando e promovendo o networking profissional tão importante para o engagement nas empresas. Este projeto foi só o começo e começou muito bem! Com uma metodologia Scrum nova para a Fidelidade, que se revelou extremamente eficaz e com uma equipa constituída por elementos da By, da Create e do Grupo Fidelidade muito unida, focada e construtiva.»

Resultados

A nova intranet trouxe vantagens como o reforço do sentimento de pertença global ao Grupo (cada pessoa não acede à intranet da sua empresa, mas sim do Grupo), o acesso mais fácil e rápido à informação (sinergias derivadas da centralização) e a comunicação mais ágil e eficiente (com o acesso a novas ferramentas úteis para o trabalho diário de cada colaborador e a partilha de informação entre colegas).

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *