IBM dá controlo às empresas para garantir segurança dos dados em ambientes híbridos e multicloud

Publicado a: 23 Março, 2022

Categoria: Notícias

Visualizações: 172

Tags: , , ,

IBM lança um novo serviço de cloud para ajudar as empresas a proteger os dados em várias clouds; este serviço foi projetado para ajudar os setores regulados a demonstrar a sua conformidade de forma mais rápida 

A IBM lançou o primeiro serviço de cloud da indústria para gerir ambientes híbridos e multicloud, ajudando as empresas a mitigar o risco de ciberataques e ameaças internas a dados críticos. Desenhado para o mundo da cloud híbrida de hoje, o novo serviço capacita as empresas para tirarem partido das capacidades de segurança da IBM Cloud – independentemente do local onde estejam os seus dados – incluindo outras clouds e on-premises.

Proteger ambientes de cloud híbrida contra violações de dados

À medida que as empresas se modernizam, estão cada vez mais a adotar uma abordagem híbrida e multicloud para terem os workloads onde estes precisam de estar – seja na cloud ou on-premises – por forma a reduzir o risco e demonstrar a sua conformidade. Tendo em conta que a empresa média está a usar mais de 8-9 ambientes cloud, as empresas arriscam-se a uma maior exposição a ameaças de agentes maliciosos que podem comprometer os seus dados. Agora é o momento de mitigar a complexidade – especialmente porque os ambientes cloud se tornam num alvo crescente para os cibercriminosos que procuram aceder e capitalizar dados sensíveis que residem em ambientes multicloud complexos. Mas reduzir a complexidade não é tarefa fácil. Quantas mais clouds as empresas usam, mais competências diversificadas as suas equipas de TI precisam ter para conseguirem proteger e gerir as chaves que protegem os dados críticos da sua empresa.  

“Proteger dados críticos em várias plataformas pode ser incrivelmente complexo – mas basta um elo fraco para colocar toda a estratégia de segurança de uma empresa em risco. É por isso que estamos a dar aos clientes um único ponto de controlo – permitindo-lhes saber quem tem acesso aos seus dados críticos a todo o momento – mesmo noutras clouds”, disse Hillery Hunter, General Manager, Industry Clouds & Solutions, CTO, IBM Cloud. “A confiança e a escolha sempre estiveram no centro do nosso trabalho com os clientes. Agora, à medida que as empresas se modernizam, estamos a facilitar-lhes a gestão das suas chaves de encriptação e a proteção dos dados em qualquer ambiente que escolham.”

Permitir a governança de dados para ajudar as organizações a demonstrar a sua conformidade

De acordo  com um estudo global recente conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em colaboração com a Oxford Economics, 80% dos entrevistados C-Suite disseram que a capacidade de ter ferramentas de governance e conformidade em múltiplas clouds é importante ou extremamente importante. Especialmente com chaves criptografadas que salvaguardam dados críticos distribuídos por muitas plataformas, as organizações podem sofrer de complexidade operacional, ou pior – incumprimento – se não tiverem uma visão holística da sua situação em termos de segurança de dados. Com uma visão única, segura e baseada na cloud de quem tem acesso a dados críticos, as empresas podem demonstrar a sua conformidade com uma maior facilidade e rapidez quase em tempo real.  

“A IBM escolheu uma abordagem singular para as arquiteturas de segurança zero trust, focando-se em endereçar casos reais de uso orientados para o cliente em vez de simplesmente oferecer mais um produto. Da mesma forma, este novo serviço demonstra o compromisso da IBM em resolver um problema urgente, dificultado cada vez mais pelas iniciativas de transformação digital aceleradas pela COVID, protegendo dados críticos. Ao tornar possível gerir de forma segura as chaves de encriptação com um único ponto de controlo – incluindo outras clouds públicas – a IBM está a demonstrar que realmente se preocupa com os seus clientes e com o que os mantém acordados à noite, e não com o local onde os dados são armazenados. O Unified Key Orchestrator também alivia a pressão sobre a gestão, agravada pela escassez de talentos de segurança, tornando possível que as empresas demonstrem a sua conformidade em várias plataformas de cloud – o que pode ser incrivelmente complexo – de forma mais rápida e fácil”, disse Frank Dickson, vice-presidente de Security & Trust na IDC.

 A IBM é o único fornecedor que disponibiliza um serviço na cloud para ajudar as organizações a gerir chaves de encriptação em vários ambientes cloud com uma visão unificada, ajudando a demonstrar a sua conformidade e a reforçar a segurança.  Disponível na IBM Cloud, o Unified Key Orchestrator tira partido das capacidades de encriptação da IBM, da experiência e conhecimento em cloud híbrida e automação, e foi concebido para dar aos clientes uma visão clara da sua situação em termos de segurança de dados. Com este serviço, as organizações mantêm total visibilidade e controlo sobre quem tem acesso aos seus dados críticos, enquanto executam workloads em ambientes de cloud híbrida e no local onde precisam para garantir a soberania dos dados. Ao mesmo tempo, as empresas já não precisam de depender de especialistas em segurança com conhecimento especializado de cada cloud individual e podem assim investir mais tempo e recursos a promover a inovação para os seus clientes.

Para saber mais sobre como a IBM está a proteger dados críticos em IBM Cloud Satellite com a solução IBM Key Protect for IBM Cloud Satellite, leia o blog.

Para saber mais sobre o Unified Key Orchestrator e a forma como a IBM está a aproveitar a tecnologia Keep Your Own Key para disponibilizar capacidades de segurança inovadoras, aceda aqui.

Conheça todas as notícias do Falando TI

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.