INDRA AJUDA RENFE A EVITAR CONTÁGIOS POR COVID E A POUPAR PAPEL NA REDE URBANA DE MÁLAGA

Publicado a: 21 Setembro, 2020

Categoria: Notícias

Visualizações: 110

Tags:

A solução desenvolvida pela Indra facilita o pagamento direto nos torniquetes de acesso com cartões sem contacto (EMV) de crédito, débito ou telemóveis com NFC e cartão virtual, e coloca a Renfe e a Indra na vanguarda dos serviços digitais no transporte;

A passagem com cartão bancário é mais sustentável ao poupar papel e protege os cidadãos da Covid-19, uma vez que evita o contacto físico, a utilização de dinheiro e reduz o tempo de aquisição de bilhetes e o acesso ao transporte;

A tecnologia da Indra permitirá à Renfe oferecer a mais alta segurança, operacionalidade e qualidade de serviço aos passageiros do serviço Urbana de Málaga, especialmente a passageiros ocasionais e turistas que não têm cartão de transporte.

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, desenvolveu para a Renfe (a operadora ferroviária espanhola) o primeiro projeto ferroviário de pagamento direto e acesso ao transporte com cartão bancário em Espanha, que permitirá a passagem de entrada e saída pelos torniquetes das estações da rede Urbana de Málaga através da  aproximação do cartão sem contacto do banco e gerindo automaticamente o pagamento do bilhete correspondente. O novo método de pagamento será válido para o bilhete único, que é utilizado por mais de 80% dos passageiros da rede Urbana de Málaga.

A Indra dotou de mais inteligência o sistema de bilhética implementado na Renfe, da família de soluções Mova Collect da Indra, para que seja capaz de reconhecer o cartão bancário no início e no fim da viagem além de aplicar o preço adequado, de acordo com as diferentes zonas da rede Urbana de Málaga. Este é um desenvolvimento avançado e pioneiro que coloca Málaga entre as poucas cidades do mundo que possuem esta tecnologia e facilita o pagamento direto nos torniquetes com cartão bancário sem contacto EMV, tanto de crédito como de débito, e através de telemóveis, com NFC e cartão virtual, que permitem o pagamento.

Os cartões de transporte têm normalmente toda a informação do utilizador e fazem o registo cada vez que o utilizador atravessa um canal de entrada ou saída. Contudo, as informações do cartão de crédito são confidenciais, pelo que, para assegurar a privacidade, todas as informações devem ser geridas a partir do sistema central, ao qual deve ser dada inteligência para poder fazer o “matching“, a correspondência entre a entrada e a saída.

O acesso ao transporte com cartão bancário, que entrou em funcionamento no final de julho, permitirá à rede Urbana de Málaga uma poupança até 70% no papel utilizado na emissão de bilhetes, melhorando a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente. Contribuirá também para melhorar a segurança, reduzindo fraudes e  custos operacionais, graças à maior facilidade do sistema e ao facto de, a médio prazo, serem necessárias menos máquinas de venda automática.

Para além de tornar o acesso à rede Urbana mais ágil, cómodo, simples e flexível, a nova solução ajudará a proteger os cidadãos de um possível contágio pela Covid-19, uma vez que evita a utilização de dinheiro e contacto físico e reduz o tempo que passam na estação para adquirirem os seus bilhetes e passarem pelos torniquetes.

Desta forma, a tecnologia da Indra permitirá à Renfe oferecer a mais alta segurança, operacionalidade e qualidade de serviço a passageiros ocasionais e turistas que utilizam a rede Urbana de Málaga e não têm cartão de transporte. Desta forma, tornar-se-á um instrumento essencial para mitigar o impacto da pandemia e fazer com que os turistas viajem com confiança nos transportes públicos e com a máxima garantia de segurança num dos principais destinos de Espanha, tanto de um ponto de vista urbano como regional.

Bring your own device

O projeto realizado pela Indra para a Renfe significa uma evolução para novos modelos de interação com o cliente, mais abertos e mais cómodos para os utilizadores, que podem pagar com os seus próprios equipamentos, consolidando a tendência Bring your own device, que acelera na nova mobilidade.

O novo sistema de acesso e pagamento através do cartão bancário EMV implementado pela Indra será compatível com o sistema atual através de cartões inteligentes específicos de transporte.

A Indra é um parceiro tecnológico da Renfe, ao qual tem fornecido as soluções de bilhética mais avançadas nas últimas décadas. O novo desenvolvimento é um exemplo do empenho da Indra na inovação nos transportes e demonstra como a digitalização e a adoção de novas tecnologias podem responder à necessidade de um melhor controlo e de maiores medidas de segurança para combater a Covid 19, contribuindo também para transformar a experiência dos utilizadores e melhorar a sua confiança, bem como para uma gestão mais inteligente e sustentável

Liderança mundial

A Indra é uma das principais empresas de bilhética a nível mundial, com o seu próprio produto e projetos para sistemas de transporte como os de Madrid, Barcelona, Lisboa, Medellín, Santiago do Chile, Cairo, Kuala Lumpur, Calcutá, Mumbai, St Louis, Austin, Buenos Aires ou Cidade do México, entre muitos outros.

As soluções Mova Collect ticketing facilitam a gestão económica do serviço de transporte e têm um claro impacto na qualidade de vida dos cidadãos, tornando o acesso ao transporte mais cómodo e simples, reduzindo significativamente o tempo gasto no pagamento e promovendo a intermodalidade, a utilização combinada de diferentes meios de transporte.

A Indra tem uma experiência única em Transportes, com mais de 2.500 projetos desenvolvidos em mais de 100 cidades e mais de 50 países. A oferta para os Transportes, Indra Mova Solutions, cobre todo o ciclo de vida dos projetos dos seus clientes e combina as novas capacidades digitais, integração, especialização e inovação exigidas pelo mercado, com a fiabilidade, conhecimento empresarial, tecnologia própria da Indra para os transportes e a experiência única da sua equipa de profissionais.

Veja aqui mais notícias do Falando TI.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *