Com tecnologia que personaliza vitrine virtual, e-commerce de moda triplica vendas

Publicado a: 21 Setembro, 2020

Categoria: Notícias

Visualizações: 93

Tags: , , , ,

Solução em Data Science desenvolvida pela Supero Tecnologia permitiu à Posthaus oferecer uma vitrine virtual para cada cliente

A facilidade de encontrar diversas marcas, modelos, cores, tamanhos e promoções em poucos cliques são alguns dos motivos que levam milhares de consumidores a optarem pelo e-commerce na hora de comprar roupas e sapatos. Uma solução (vitrine virtual) desenvolvida pela empresa de soluções em TI Supero Tecnologia está melhorando a experiência de compras para os clientes do Posthaus, portal de moda com mais 15 mil itens de marcas nacionais e internacionais. Com base na experiência de compra anterior, o site passou a oferecer uma vitrine personalizada para cada pessoa, triplicando as vendas do e-commerce nos locais em que a solução já foi implementada. 

Anteriormente, todos os visitantes do marketplace visualizavam a mesma vitrine, o que não era muito atrativo e resultava em poucas vendas diretas para o Posthaus. Com a nova solução, é como se o cliente fosse atendido por um vendedor que conhece o seu gosto, e vai oferecer um produto que combina com seu estilo. O gerente de TI da Posthaus, Robson Schmidt, conta que já haviam testado outras soluções prontas de mercado e também desenvolveram uma ferramenta internamente, porém não obtiveram os resultados esperados. Por isso, resolveram buscar uma empresa de tecnologia que pudesse criar uma solução que atendesse às necessidades específicas do e-commerce. 

“Em apenas um mês de uso tivemos um aumento de quase três vezes nas interações dos usuários com a vitrine, e as vendas também triplicaram desde a implementação. Com isso, conseguimos ver que estamos sendo bem assertivos nos produtos que estamos indicando”, explica Schmidt.  

A parceria entre a Posthaus e a Supero começou em outubro  de 2019, quando a loja virtual buscou a empresa para criar uma solução específica para o ramo da moda que a diferenciasse no mercado. Como ela foi implementada no começo do ano, antes da pandemia impulsionar as vendas do comércio online, permitiu à Posthaus mensurar o impacto do investimento em sua operação comercial. 

“Quando entendemos as necessidades do Posthaus, desenvolvemos uma solução em Data Science, na qual mesclamos estatísticas com as regras de negócio, olhando para o histórico de consumo, entendendo tendências nos comportamentos de compras, para ofertar produtos mais coerentes com o perfil do cliente, melhorando a experiência de compra no site, app mobile ou onde quer que as recomendações sejam apresentadas”, explica Normélio Schneider Junior,  cientista de dados da Supero responsável pelo projeto.  

O uso de tecnologias como Big Data é um forte tendência no setor de varejo e e-commerce, já que analisando o comportamento e tendências dos consumidores, é possível se preparar para oferecer uma experiência de compra melhor, reduzindo custos na cadeia de suprimentos. 

“Cada vez mais as pessoas têm buscado experiências e produtos mais especializados e também esperam gastar menos tempo buscando o que procuram. Ainda temos desafios de conseguir aliar o uso da inteligência artificial com o comportamento do cliente para entender qual o melhor momento para fazer as recomendações, facilitando a vida dos usuários e consequentemente o aumento das nossas vendas”, finaliza Robson. 

Veja aqui mais notícias do Falando TI.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *