Microsoft lança Purview para uma gestão de dados mais abrangente em ambientes híbridos

Publicado a: 19 Abril, 2022

Categoria: Notícias

Visualizações: 200

Tags: , , ,

Os últimos dois anos trouxeram novos desafios nas formas de trabalhar. A tecnologia adaptou-se às necessidades de comunicação das pessoas em tempo real e, como resultado, as organizações precisam de uma visão mais colaborativa e abrangente dos dados. Partindo desta necessidade, a Microsoft acaba de lançar o Microsoft Purview, uma solução de gestão de dados unificada que permite gerir e proteger o património de dados das organizações, respondendo aos desafios da descentralização do local de trabalho.

A mais recente ferramenta da Microsoft combina as capacidades de gestão de dados do Azure Purview (lançado no último ano) com o portfólio Microsoft 365 de Segurança e Compliance, oferecendo recursos de gestão de identidade e acessoproteção contra ameaças, segurança na cloudgestão de endpoints e gestão de privacidade, numa abordagem de segurança abrangente.

Nos últimos dois anos, a forma como trabalhamos mudou drasticamente. Num cenário de adaptação ao modelo de trabalho híbrido, as organizações estão a ser desafiadas a capacitar as suas forças de trabalho com novas experiências tecnológicas. Partindo desta necessidade, lançamos o Microsoft Purview, uma ferramenta que permitirá a capacitação das organizações para uma gestão e proteção dos dados mais facilitada na cloud, aplicações e endpoints”, afirma Joana Pinto Santos, Diretora da Unidade de Negócio de Azure da Microsoft Portugal.

Segurança em ambientes multicloud/multiplataformas

Para amplificar as funcionalidades do Microsoft Purview, o Microsoft Purview Data Loss Prevention (DLP) está agora disponível para endpoints MacOS. As organizações poderão, assim, amplificar os seus conhecimentos e controlos de DLP a dispositivos que executam MacOS.

Para que dados confidenciais possam ser partilhados em segurança, é necessário identificá-los.  Como tal, a Microsoft amplificou o catálogo de tipos de informações confidenciais com mais de 50 novos classificadores, disponíveis para DLP, proteção e gestão da informação, gestão de riscos internos, gestão de registos, eDiscovery e Microsoft Priva.

Com os utilizadores remotos a acederem regularmente a ficheiros a partir de múltiplos locais, dispositivos e aplicações, a visualização em simultâneo de documentos encriptados para dispositivos móveis (iOS e Android) permite que vários utilizadores trabalhem simultaneamente em aplicações e documentos Microsoft 365 com gravação automática, assegurando, assim, uma maior colaboração e produtividade em tempo real.

Para ajudar a simplificar o processo de configuração de definições de retenção, eliminação e proteção de documentos, a Microsoft anuncia a pré-visualização pública do Microsoft Purview Data Lifecycle Management (anteriormente, Microsoft Information Governance).

Proteger a empresa e os colaboradores num ambiente de trabalho híbrido

Nos últimos dois anos pandémicos, muitas organizações adaptaram-se a alterações na força de trabalho por via do trabalho remoto. Para dar às equipas de segurança conhecimentos que permitam  manter os dados seguros, a Microsoft melhorou as funcionalidades de deteção e investigação do Microsoft Purview Insider Risk Management, incluindo uma cobertura alargada com o Microsoft Defender for Cloud Apps.

Mas os dados confidenciais não se limitam a transações comerciais. De acordo com o relatório anual de 2022 do Work Trend Index, da Microsoft, os colaboradores estão a comunicar através de uma maior variedade de canais digitais. Face a este contexto, a Microsoft anuncia novos recursos no Microsoft Purview eDiscovery Premium, que melhoram a identificação de dados no Microsoft Teams e ajudam a gerir as retenções legais.

Para ajudar as organizações a manter uma cultura de trabalho positiva e um forte compromisso com a privacidade dos utilizadores, o Microsoft Purview Communication Compliance ajuda a detetar violações do código de conduta (assédio, ameaça à linguagem ou partilha de informações e conteúdos confidenciais). As mais recentes funcionalidades incluem o reconhecimento ótico de caracteres, modelos de machine learning, redução do tempo de deteção-investigação e orientação para onboarding.

A Microsoft anuncia, ainda, o lançamento de avaliações contínuas de compliance no Microsoft Purview Compliance Manager de forma a ajudar as organizações a economizar tempo e esforços na gestão e tratamento de dados, a partir de mais de 30 recomendações de um conjunto de soluções.

Para saber mais sobre as soluções de segurança da Microsoft, aceda a este link.

Conheça todas as notícias do Falando TI

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.