SAP adiciona Machine Learning para otimizar experiência de compra

Publicado a: 13 Novembro, 2017

Categoria: Notícias

Visualizações: 476

Tags:

A SAP SE (NYSE: SAP) acaba de anunciar a introdução de novas tecnologias, tais como reconhecimento facial, machine learning e Internet of Things (IoT), com vista a ajudar as empresas a chegar aos seus clientes e consumidores com campanhas de marketing mais relevantes, não só otimizando a sua experiência de compra, como também salvaguardando a privacidade dos dados dos seus clientes. Com as soluções SAP® Hybris®, a SAP continua a inovar e a investir naquilo que será o futuro do relacionamento com os clientes e das transações comerciais.

Partilhar é preocupante: Estudo da SAP revela o que faz os clientes felizes (e zangados)

Nove em cada 10 clientes (89%) esperam, para a sua solicitação, uma resposta no prazo de 24 horas, de acordo com o relatório SAP Hybris Consumer Insights de 2017. A pesquisa realizada junto de 20 mil compradores de todo o mundo revelou que a maneira mais fácil de manter os clientes satisfeitos é dar-lhes uma resposta com celeridade e a maneira mais rápida de os perder é partilhar os seus dados sem o seu conhecimento.

Quatro em cada cinco consumidores (80%) está disposto a partilhar alguns dos dados com as marcas, tendo o estudo descoberto que os compradores no Japão estão menos inclinados (52%) para tal partilha, comparativamente com os compradores da Colômbia e Índia (ambos em 92%). Os inquiridos de todos os países, exceto da Rússia, estão dispostos a partilhar os seus endereços de e-mail, mas no Médio Oriente apenas metade dos compradores pretende partilhar o seu número de telemóvel.

Faça o download do relatório 2017 SAP Hybris Consumer Insights aqui. Para mais informações, consulte “The customer dating game: Know the tell-tale signs to avoid a brand break-up.

SAP habilita departamentos de marketing com ferramentas para chegarem mais perto dos clientes 

A solução SAP Hybris Marketing Cloud é constituída por um leque de soluções que ajudam as empresas a utilizarem as mensagens certas para chegarem aos clientes estratégicos e garantirem que os dados e a privacidade dos clientes estão protegidos. Recorrendo às ferramentas abaixo indicadas, as empresas podem agora atingir os seus clientes de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que os custos de marketing se mantêm dentro do orçamento.

  • Um “Digital Boardroom” para as direções de marketing (CMO): com base na utilização das funcionalidades do SAP Digital Boardroom, o novo painel executivo de marketing permite aos diretores a exposição de relatórios que medem o sucesso das suas campanhas, bem como a visibilidade de problemas iminentes. Além disso, este painel digital também possibilita a identificação de novas oportunidades de crescimento dentro do seu mercado e segmentos.
  • Reconhecimento facial por aprendizagem automática (machine learning): o sistema de inovação digital SAP Leonardo integra tecnologia de reconhecimento facial dentro da solução SAP Hybris Marketing Cloud, permitindo que esta funcionalidade seja utilizada no sector do retalho e dando início a uma nova forma de interagir com os clientes dentro da loja. Com base na análise facial, o software, ao conectar o género e a idade dos consumidores com o inventário e stock disponível na loja, permite recomendações personalizadas de produtos que são apresentadas em monitores de grande dimensão.
  • Atribuição de clientes integrada: a solução SAP Hybris Customer Attribution (anteriormente conhecida por Abakus) faculta aos profissionais de marketing medições precisas de campanhas e atividades de marketing que levaram à compra efetiva pelo cliente. Recolhe os dados dos vários pontos de contato efetuados pelo cliente, dando um conhecimento sobre o que está a levar à conversão de clientes e onde reafectar atividades e orçamento em tempo real.
  • Internet of Things (IoT) em campanhas de marketing: as empresas que disponibilizam dispositivos IoT podem configurar atividades específicas e personalizar as ofertas. Por exemplo, as marcas de dispositivos de aptidão física podem enviar uma mensagem de marketing relevante quando o consumidor que atinge um novo marco de condição física.
  • Suporte no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR): esta adição assegura que as empresas, mesmo que executando uma segmentação sofisticada dos seus clientes nas suas campanhas de marketing, têm a proteção de dados do cliente como principal prioridade e estão em conformidade com o regulamento geral de proteção de dados que entrará em vigor em maio de 2018.
  • Integração com WeChat: ao apoiar a aplicação chinesa de social media, as soluções SAP Hybris estão a ajudar os profissionais de marketing a expandir sua pegada mundial em mais de 889 milhões de utilizadores por toda a China.

Para saber mais, visite o blog de Future of Customer Engagement & Commerce: “Marketing: Data is their biggest asset and challenge”.

SAP apresenta programa de co-inovação sobre Machine Learning

Dez clientes estão a juntar-se à SAP Hybris para integrar as funcionalidades de Machine learning das soluções SAP Hybris Sales Cloud e SAP Hybris Service Cloud. As soluções SAP Hybris têm acesso aos dados dos clientes e dos produtos. Com o software SAP a estar na linha da frente de mais de 76% das transações comerciais do mundo, a SAP está posicionada de forma única para aceder a muitos dados. Vários casos de uso estão disponíveis nas áreas de marketing, vendas, serviços e comércio. Incluem personalização avançada, merchandising contextual, bot de assistente de compras, análise de afinidade, análise de sentimentos, análise de texto e de ticket de serviço e um bot de serviço ao cliente.

Paralelamente, laboratórios administrados pela SAP confiam no machine learning para vários dos seus protótipos incluindo, Galaxy, Charly the Chatbot e Pepper Instore Assistance. Para saber mais sobre a perspetiva da SAP no que diz respeito ao impacto do Machine learning na interação com os clientes visite o blog: “Machine learning: Putting it into practice with customers”.

Quebrar barreiras para negócios digitais com micro serviços de elevada agilidade

As expectativas de dispor de novos clientes estão a aumentar na era digital e as organizações entendem a necessidade de se transformarem. Isto só pode ser feito através da introdução de mais agilidade na infraestrutura. Dos 285 líderes de marketing, executivos de linhas de negócio e profissionais de TI inquiridos, mais de metade afirma que, com a introdução de uma arquitetura de software baseada em micro serviços, será possível aumentar a escalabilidade, melhorar a descoberta e a resolução e, ainda, reduzir a dependência a uma tecnologia única. O problema é que, enquanto nove dos dez decisores de estratégia digital gostariam de ver as suas organizações a acelerarem a digitalização do seu negócio, apenas um terço das organizações possui uma estratégia digital claramente definida. Mais informações podem ser encontradas no documento de setembro de 2017, comissionado pela SAP e patrocinado pela Forrester Consulting, intitulado “Leverage Agile Software Development to Deliver Business Flexibility”.

Para mais informação, consulte “Agile microservices: The key to breaking barriers to digital business.”

Para mais informação sobre as soluções SAP Hybris, visite News Center. Siga a SAP no Twitter em @saphybris.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *