Novo Software de Blockchain da SAP ajuda a eliminar a contrafação de medicamentos

Publicado a: 24 Janeiro, 2019

Categoria: Notícias

Visualizações: 112

Tags: , ,

A SAP acaba de anunciar a disponibilidade geral do SAP® Information Collaboration Hub for Life Sciences, um hub de tecnologia blockchain que ajuda a eliminar produtos de contrafação ao longo da cadeia de fornecimento da indústria farmacêutica, enquanto opção para o mercado norte-americano.

O hub foi desenhado para autenticar as embalagens farmacêuticas que são devolvidas aos distribuidores, pelos hospitais e farmácias, e destinadas a serem revendidas. Os distribuidores dos E.U.A recebem anualmente perto de 60 milhões de devoluções, cujo valor se estima representar cerca de 7 mil milhões de US dólares.

A solução baseada em blockchain ajuda os clientes a cumprir o decreto-lei de segurança da cadeia de abastecimento de medicamentos dos E.U.A (DSCSA), que exige que, a partir de novembro de 2019, os distribuidores verifiquem os medicamentos prescritos, que foram alvo de devolução e previstos para revenda. Esta medida pretende proteger os consumidores de medicamentos falsificados, contaminados e furtados.

“A blockchain está a impulsionar uma nova geração de aplicações empresariais que podem melhorar drasticamente a cooperação na distribuição“, afirmou Jeffery Denton, Director Sénior, Global Secure Supply Chain da AmerisourceBergen Corporation. “A solução da SAP baseada em blockchain disponibiliza a melhor solução para satisfazer plenamente a nossa necessidade de interoperabilidade com os nossos parceiros comerciais e respetivas soluções, assim como para permanecermos em conformidade com a DSCSA nos EUA.”

O novo software permite que os clientes verifiquem o código do produto, lote, data de validade e um número de série exclusivo, integrado no código de barras, face aos dados dos fabricantes, que estão armazenados na blockchain. O software foi desenvolvido em co-inovação com a AmerisourceBergen, Boehringer Ingelheim AG & Co. KG, GlaxoSmithKline plc e Merck Sharp & Dohme, entre outras.

“Este produto de Blockchain suporta a necessidade do sector na procura por um registo imutável e partilhado, evitando muitas integrações complexas”, esclarece o Dr. Oliver Nuernberg, chief product owner, das soluções SAP for Life Sciences da SAP. “Com este produto, estamos a disponibilizar uma solução escalável e segura aos fabricantes e distribuidores da indústria farmacêutica nos EUA, permitindo que cumpram os futuros requisitos regulamentares de verificação”.

A SAP continua a apoiar as empresas de múltiplas indústrias a explorarem os benefícios da tecnologia de registos distribuídos. No outono de 2018, dois novos consórcios industriais integrados no programa SAP Blockchain Consortium foram anunciados. A entrada destes novos consórcios vem comprovar os esforços contínuos da SAP em fornecer a plataforma, a estrutura e a organização adequadas para os clientes que estão a adotar e a integrar a tecnologia Blockchain nas suas aplicações empresariais.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *