Create IT colabora na reformulação do site BPI Net Empresas

Publicado a: 15 Dezembro, 2020

Categoria: Sem categoria

Visualizações: 526

Create IT colabora na reformulação do site BPI Net Empresas.

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, foi o parceiro escolhido pelo BPI para a reformulação do site BPI Net Empresas, incluindo quer o seu ‘look & feel’ quer a migração para a plataforma low-code da OutSystems.

Desafio

O BPI pretendia fazer a migração do website BPI Net Empresas para uma nova geração de plataformas de desenvolvimento. Havia, por isso, um conjunto vasto de necessidades, nomeadamente a própria atualização para tecnologias mais avançadas e o incremento da agilidade e rapidez na manutenção e implementação de novas funcionalidades.

“A par da alteração tecnológica, está prevista também uma reformulação do ‘look & feel’ da aplicação, a efetuar após a conclusão da fase de migração”, explica Rui Soares, Tech Lead da Create IT.

A relação da Create IT com o BPI teve início em 2012, após um convite para o desenvolvimento de uma aplicação interna de gestão de limites de exposição ao risco de crédito.

“Desde aí a relação foi fortalecida, a confiança conquistada e a qualidade, excelência e profissionalismo fizeram-nos chegar onde estamos hoje, surgindo assim este novo projecto, que inclui a migração gradual do BPI Net Empresas para a plataforma low-code da OutSystems”, salienta Ricardo Costa, Account Manager da Create IT.

Solução

O BPI Net Empresas é o serviço de home-banking para clientes corporativos. Trata-se de um ecossistema com muitas funcionalidades e serviços, composto por várias peças, sendo que a Create IT está responsável por fazer a migração tecnológica do website atual.

A implementação ainda está a decorrer e é efetuada por fases, numa relação muito próxima e de confiança entre ambas as empresas. “Há um grande envolvimento entre o BPI e a Create IT, já que de outra forma não seria possível levar um projeto desta dimensão a bom porto”, refere Inês Oliveira, Product Owner da Create IT.

A experiência na área da Banca e na tecnologia OutSystems, bem como o know-how funcional agregado por ambas as equipas têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. “Não podemos pensar que, sendo uma migração tecnológica, não é preciso ter conhecimento do negócio, por isso as equipas estão em constante contacto, seja nas fases de análise, seja nos testes e até mesmo nos planeamentos. Como existe uma forte cultura de metodologias ágeis, em concreto ao nível do Scrum, a interação é contínua”, adiciona.

Além de contribuir com analistas funcionais, a Create IT está ainda a elaborar a documentação técnica do site. Na equipa fazem também parte programadores OutSystems e um Scrum Master, contando atualmente com um total de 7 elementos.

Resultados

A migração, por estar a ser feita numa plataforma low-code como a da OutSystems, vem possibilitar uma maior rapidez na entrega de novos serviços aos clientes e uma transformação do negócio mais eficiente. Torna-se muito fácil disponibilizar soluções digitais com entregas contínuas de aplicações modernas.

O Banco BPI revela-se bastante satisfeito com o trabalho da Create IT, o que está bem patente no crescimento da parceria. “O que começou com uma participação num único projeto, estende-se já a muitos outros noutras equipas do Banco BPI. A qualidade de entrega, o profissionalismo e a energia que colocamos nos processos são pontos fundamentais e é preciso não esquecer que há um foco muito grande no alinhamento com o BPI e em perceber quais as suas reais necessidades, tentando sempre em conjunto entregar a melhor solução possível”, revela Ricardo Costa.

Um ponto também bastante relevante é a estabilidade dos profissionais nas equipas. O mercado de trabalho das TI é muito volátil. Na Create IT, é investido tempo e dedicação para minimizar o turnover dos seus profissionais. “Quase sempre temos alcançado um turnover anual inferior a 5%, o que também é importante para os clientes, proporcionando uma maior segurança e relações mais duradouras e de forte compromisso mútuo”, destaca ainda Nuno Carvalho, responsável pela área de Pessoas e Cultura da Create IT.

O objetivo para o futuro passa por manter e alargar a relação com o BPI, “continuar a demonstrar que mais do que um parceiro tecnológico, queremos ser o seu parceiro e advisor de referência”, conclui Ricardo Costa.

Partilhe este artigo:
Share on Facebook
Facebook
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *